Sao Petersburgo

Todo mundo diz que o melhor da viagem deve ser deixado para o final e que o melhor de uma viagem a Russia é Sao Petersburgo, notoriamente a mais europeia das cidades russas.

Confesso que passei a viagem toda sonhando com Sao Petersburgo. No inicio da viagem imaginava um lugar maravilhoso, afinal para ser mais bonita que Moscou, tem que se esforçar muito. Com o decorrer da viagem, na minha imaginaçao, Sao Petersburgo nao era apenas um lugar maravilhoso, mas principalmente um lugar com uma estrutura turistica decente. Fala a verdade, nao è um sonho entrar num restaurante e conseguir pedir um prato, sem ficar fazendo mil conjecturas sobre o que serà que foi pedido?

Mas acho que eu tinha expectativas demais em relaçao a Sao Petersburgo e a desilusao foi grande. A cidade é toda linda e toda elegante, mas é europeia demais! Se eu tivesse caido de para-quedas ali e se nao fossem pelas placas em russo nas ruas, jamais afirmaria: “estou numa cidade russa”!

Foi justamente esse o ponto que me decepcionou… Sao Petersburgo é maravilhosa, mas nao era o que eu esperava encontrar. Eu estava esperando encontrar “pedaços de Europa” numa cidade russa e nao “pedaços de Russia” numa cidade europeia…

Infelizmente, nao consegui evitar um certo desapontamento quando me deparei com a Catedral de Nossa Senhora de Kazan: majestosa, mas projetada segundo o modelo da Basilica de Sao Pedro em Roma… Eu sei que estou me baseando unicamente em estereotipos, mas, diz a lenda que até o ultimo czar russo, Nicolau II, afirmou que  “Sao Petersburgo é na Russia, mas nao é russa!”. Então acho que estou perdoada…

Se ele disse isso realmente, eu não sei, mas a afirmação é perfeita e, talvez por isso, o lugar que mais chama a atençao dos turistas e que faz os olhos brilharem, num misto de surpresa e estupefaçao é a Igreja da Ressurreiçao, mais conhecida como Igreja do Sangue Derramado.

Inspirada na Igreja de Sao Basilio em Moscou, recebe o nome de “Sangue Derramado” porque foi construida no lugar onde o czar Alessando II foi assassinado. Pra ser mais precisa, construiram o altar maior da igreja no lugar exato onde o czar morreu.

Apesar da origem tragica, essa igreja me passou uma sensaçao de leveza e alegria, com suas cupolas multicores e uma decoraçao de tijolos e azulejos coloridos. Mas se por fora a Igreja ja é uma obra de arte, que deixa qualquer um de boca aberta, por dentro é de tirar o folego! Sao 7000 (sete mil!!) metros quadrados de mosaicos, que recobrem todas as paredes e colunas da igreja! Segundo o guia, sao 308 paineis de mosaicos dedicados a cenas do Novo Testamento! Realmente incrivel!

Mais incrivel ainda é saber que essa igreja conseguiu sobreviver a uma Revoluçao Russa, quando foi muito depredada, ao Cerco a Leningrado, quando foi usada como deposito pelos nazistas, e mais adiante, depois da guerra, sobreviveu à ideia de jerico das autoridades da cidade que queriam demoli-la para construir uma estrada! Nao é à toa que a Igreja do Sangue Derramado tenha demorado quase 30 anos para ser restaurada!

Por causa do estilo muito europeu com “detalhes” russos, vou contra a corrente e acho que Sao Petersburgo deve ser a primeira cidade a ser visitada na Russia: uma cidade bonita logo de cara, que dà aquela boa e primeira impressao que fica, e doses homeopaticas de usos e costumes locais uteis para enfrentar o resto do pais com mais familiaridade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 thoughts on “Sao Petersburgo

  • 24/09/2008 at 00:52
    Permalink

    Eu também sempre li que S. Pet. era o melhor da Russia, mas acho que teria a mesma impressnao que vc… se bem que Cingapura não tem nada de oriente, na verdade tem, mas esta mais para ocidente que oriente :)… vai saber!
    E quanto essa igreja do Sangue Derrado, imagina me construir uma estrada onde ela esta? Acabei meio que rindo sozinha aqui… mas esse povo pensa em cada coisa 🙂
    bjs

    Reply
  • 24/09/2008 at 11:11
    Permalink

    É por isso que eu gosto de viajar sem nenhuma expectativa…hehehe…pra não me desapontar depois! Minha mãe me contou que S. Petesburgo é linda, mas ela também não conhece nenhuma outra cidade russa! 🙂

    Reply
  • 24/09/2008 at 15:30
    Permalink

    Luisa, eu com meu mínimo conhecimento de Russia achava que São Petesburgo era o mais legal de lá…que pena…

    Reply
  • 24/09/2008 at 19:51
    Permalink

    Luisa

    Eu como Europeia e fã incondicional deste continente vou achar o máximo São Petersburgo!Uma cidade eurpeia com “detalhes” Russos, está óptima para mim…ainda para mais quando os “detalhes” são lindíssimos como a Igreja do Sangue Derramado!Gostei imenso da foto do rio com a vista da Igreja ao fundo!
    Quando tiver a possibilidade de ir á Russia, acho que vou fazer o tal cruzeiro ( vou estrear-me nos cruzeiros nessa altura…) , ver Moscovo e São Petersburgo e o que ficar no percurso do navio!Sempre fica mais fácil fazer as reservas dos hoteis,e como no barco é tudo incluido nem preciso do cartão de crédito!!

    Beijos

    Reply
  • 25/09/2008 at 16:00
    Permalink

    Oi Mi,

    Ver um monumento destruido por causa de uma guerra, é triste, mas… é guerra, faz parte… Agora destruir obras de artes por causa de uma estrada é de matar, né? O fato de que os comunistas sao ateus nao justifica a barbarie, na minha opiniao. Ainda bem que mudaram de ideia! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 25/09/2008 at 16:03
    Permalink

    Oi Glenda,

    Analisando friamente, Sao Petersburgo é mesmo a cidade mais bonita da Russia (que eu tive oportunidade de visitar, pelo menos), mas nao é uma cidade tipicamente russa… E dai o balde de agua fria…

    Me conta seu segredo: como vc faz para nao ter expectativas? Eu acho que sou muito ansiosa… 🙂

    Bjs

    Reply
  • 25/09/2008 at 16:06
    Permalink

    Oi Carla,

    De repente Sao Petersburgo até é o lugar mais legal da Russia, a cidade é lindissima! O problema foram as minhas expectativas em relacao a ela…

    Bjs

    Reply
  • 25/09/2008 at 16:17
    Permalink

    Oi Margarida!

    Se é assim, Sao Petersburgo foi feita pra vc! 🙂 Tenho certeza de que vc vai amar a cidade!
    E nao aceite cruzeiros que fazem menos de 3 dias na cidade! Fica tudo muito corrido! (Eu li que vàrios cruzeiros ficam menos de 3 dias por causa do registro do visto… Burocracia russa…)

    Bjs

    Reply
  • 26/09/2008 at 04:50
    Permalink

    Ai Luísa, desculpa, mas eu AMEI St Petersburgo!!! :))
    Achei aquilo ali lindo demais, incrível! Foi a última cidade russa que eu estive e ainda assim, foi como encerrar a viagem com chave de ouro.

    Bem, mas esta é a minha opinião… a sua é totalmente contrária, mas é justamente essa diversidade de opiniões que aguçam ainda mais a curiosidade do turista… 😉

    Beijos!

    Reply
  • 26/09/2008 at 15:59
    Permalink

    Oi Fê

    Concordo com vc! São Petersburgo é linda é incrível! Acho que é a cidade com mais atrações turísticas e com mais coisas interessantes pra fazer de toda a Rússia… Mas podia ser um pouquinho menos europeia, né? 🙂

    Bjs

    Reply
  • 13/10/2008 at 00:12
    Permalink

    Gente, eu fui a Sao Petersburgo e a Moscou e adorei as duas cidades. Sao Petersburgo achei divina, chic. Eu tive a sorte de conhecer uma pessoa local que me guiou durante toda a estadia. Eu amei Sao Petersburgo ja Moscou achei grande e uma cidadade como outra qualquer. Claro que e uma cidade interessante mas igual a Sao Petersburgo nao existe. Compre a revista Cool no mes de Novembro que vai sair a minha materia sobre Sao Pete. http://www.coolmagazine.com.br

    Beijos,

    Mauricio

    Reply
  • 13/10/2008 at 12:27
    Permalink

    Oi Mauricio

    Acho que o meu problema foi excesso de expectativas. Todo mundo fala tanto e tao bem de Sao Petersburgo que fui esperando demais da cidade…

    Parabens pela materia, mas infelizmente moro na Italia e nao vai dar pra comprar a revista.

    Bjs

    Reply
  • 05/10/2010 at 15:58
    Permalink

    Acabei de chegar da Rússia e tive a mesma impressão que vc! San Petersburgo é linda, elegante, mas Moscou é impactante e grandiosa, impressionante!!

    Reply
    • 14/10/2010 at 14:20
      Permalink

      Oi Giselle,
      Quando digo que achei Moscou mais interessante, as pessoas brigam comigo! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 12/01/2011 at 03:40
    Permalink

    Estou louco para conhecer a Rússia e a Alemanha!
    Não sei porque, mais são os lugares que eu mais estou interessado em viajar na Europa. Estou pesquisando preços e hotéis. Parece que na Rússia (pretendo ficar em S. Petersburgo) é mais caro que em Berlim, na Alemanha… Mas mesmo assim, eu e minha mãe (mais minha mãe) estamos preferindo a Rússia! Também penso em ficar em Moscou, mas você sabe se há como ir de Moscou para S. Petersburgo de outra maneira sem ser avião? Como, de trem? Você tem hotéis para indicar nas duas cidades?

    Abraço

    Reply
    • 19/01/2011 at 18:14
      Permalink

      Oi Nico, dà pra ir de trem, como eu fiz.
      Se vc ler os outros posts sobre a Russia, vai encontrar todas as informaçoes!
      Bjs

      Reply
  • 20/01/2011 at 14:06
    Permalink

    Acho que comigo vai acontecer o mesmo: tenho uma expectativa muito grande. Já conheço Moscow ( e voltaria pra lá tranquilamente, se possível!), mas sonho com o Hermitage desde que me entendo por gente.
    Espero não me decepcionar.

    Reply
    • 21/01/2011 at 15:18
      Permalink

      Oi Marcie
      Sao Petersburgo è maravilhosa, nao tem como nao gostar!
      E’ sò nao esperar muita “Russia” no sentido estereotipado que vc vai amar! Tenho certeza!
      Bjs

      Reply
  • 21/01/2011 at 11:41
    Permalink

    Agora me deu vontade de começar por São Petersburgo… Para me familiarizar com a Rússia antes de Moscow, mas imagino que vá me apaixonar pelas duas, de forma diferente claro…
    Adorei a história do “sangue derramado” e já me imagino lá dentro!
    Parabéns pelo post, muito bom!

    Reply
    • 21/01/2011 at 15:25
      Permalink

      Obrigada, Natalia!
      Sao cidades maravilhosas e cada uma do seu jeito.
      Nao tem como nao se apaixonar por elas!
      Boa viagem!
      Bjs

      Reply
  • 26/05/2011 at 01:14
    Permalink

    Dia 11 de junho completa um ano que estive em Sao Petersburgo, fiz um cruzeiro ,adorei acidade, o museu ermitage, palacio de Pedro com suas fontes, estatuas de ouro, palacio de Catarina, o Rio Neva ,enfim todos os monumentos;, . Jamais esquecerei aquela cidade ,linda,linda

    Reply
  • 24/11/2011 at 14:30
    Permalink

    Eu sou Angolana, conheci Moscow e st. petersburg e meu Deus que grandeza, que beleza, que cultura!…Eu pensava que tinha cultura, aquela gente come cultura, mais existem cidades que eu conheci e também amei, como Lisboa em portugal, maputo em moçambique, e claro, apesar de parecer meio de plastico mais muito pra la de linda o Dubai….beijos pra todo mundo que gosta de viajar com eu, e dizer que venha também conhecer Africa e vocês vão se maravilhar…

    Reply
  • 05/12/2014 at 23:52
    Permalink

    Luísa:

    Todos os seus posts serviram de inspiração para a minha viagem à Rússia, cujos posts estão terminando por agora. Obrigado.

    Compartilho da sua conclusão comparativa entre São Petersburgo e Moscou, mesmo que, talvez, tenha preferido Piter à capital. Mas, realmente, Moscou é completamente diferente de qualquer outra cidade europeia, o que já não acontece com a antiga capital imperial.

    Eu adorei as duas cidades, só lamento ter permanecido pouco tempo em Moscou.

    Beijos,

    Reply
    • 11/12/2014 at 13:40
      Permalink

      Fico feliz, André, que os meus posts tenham sido uteis.
      E nao adianta, pra mim, Sao Petersburgo è linda, mas Moscou è Moscou! 😉
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *