Senigallia

Eu nao sou a pessoa mais indicada para falar de localidades balneárias, simplesmente pq eu devo ser a unica pessoa do mundo que vai pra praia para nao ir à praia (me dà afliçao ficar parada sem fazer nada numa praia). E, dessa vez, nao poderia ser diferente… 

Escolhemos Senigallia como base para nossa visita às grutas de Frasassi sò pq là estao dois dos melhores restaurantes da Italia:  o Uliassi e o Madonnina del Pescatore, motivo mais do que suficiente para me convencer a passar alguns dias na praia!

Pois bem, Senigallia è uma cidade balneària da regiao Marche italiana, que se orgulha de, desde 1997, ter sempre conquistado a Bandeira Azul da FEE.

Mas, pelo o que eu apreendi do lugar, a regiao costeira proxima de Rimini è mais famosa pela vida noturna do que pelas praias propriamente ditas. Quanto mais proximo de Rimini, mais popular (leia-se: economico) serà o destino e mais badalada serà a noite.

Senigallia fica a uns 70km de Rimini e nao chega a ser um lugar muito popular, mas tb nao è um lugar frequentado por ricos e famosos;  nao è super badalada, mas tb nao me pareceu parada… Como diria Aristoteles: no meio termo està a virtude.

Eu nao sei se a praia è bonita, limpa ou se a àgua è fria, pois em Senigallia, como na maior parte das cidades balneárias italianas, as praias sao privadas e possuem diversos “bagni”, que seriam as estruturas que os proprietàrios das praias colocam à disposiçao dos clientes.

Para frequentar os bagni, obviamente, tem que pagar (e nòs preferimos economizar nosso rico dinheirinho para gastar nos restaurantes.)

Os preços variam de lugar para lugar: tem bagni mais chique e bagni mais popular, variando a quantidade de guarda-sois por metro quadrado, a qualidade da infra-estrutura (chuveiros, cabines para trocar de roupas, bar e restaurante…), e serviços oferecidos; mas, em linha de maxima, os preços giram em torno dos 25 euros.

A parte chata da cidade è que, por causa dos bagni, alem de ter que pagar para ir à praia, è que eles cobrem toda a paisagem! Quem passeia pelo calçadao sò consegue ver o mar se espiar entre os espaços livres entre uma cabine e outra. 

Mas a parte legal è que Senigallia è uma cidade italiana, e, como tal, tem seu graciosissimo centro historico. Daqueles com ruas estreitas sò para pedestres, uma fortaleza militar da època do Renascimento e um chafariz de època romana numa praça…  

Alèm è claro de muita historia pra contar: Senigallia foi o berço do Papa Pio IX, os Bórgia estiveram por ali e governaram a cidade por um tempo, um terremoto forte destruiu quase a cidade toda…

Mas nao adianta! Sou comilona e continuo achando que o que vale mesmo a pena em Senigallia nao è nem a praia nem a historia: sao os restaurantes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 thoughts on “Senigallia

  • 02/07/2010 at 03:16
    Permalink

    Ótimo post. Adorei sua explicação de porque não gosta de praia. Sabe que as vezes penso que nós brasileiros devemos ir menos às praias e descobrir todos os lugares ótimos no interior do país.

    Reply
    • 08/07/2010 at 10:03
      Permalink

      Oi Sula
      Cada um tem os seus gostos e estilos de viajar e acho que sao todos validos.
      O que nao vale è ficar em casa! 🙂
      Mas eu tb acho que falta um pouco de criatividade nas viagens pelo Brasil.
      Bjs

      Reply
  • 02/07/2010 at 16:14
    Permalink

    Luisa, você não é a única. Gosto das praias mais pelo visual do que pela combinação mar+areia+sol. E no caso de Senigallia acho que você escolheu bem, a cidade parece ser mais interessante! 😉

    Reply
    • 08/07/2010 at 10:04
      Permalink

      Oi Camila
      E o visual da praia, depois de meia hora, jà tà visto, nè? 😳
      Bjs

      Reply
  • 06/07/2010 at 17:35
    Permalink

    Olá Luisa, tudo bem?

    O que venho te perguntar é o seguinte, ainda não conheço a Itália, minha tia e eu estamos querendo conhecer várias regiões deste lugar maravilhoso, talvez em Setembro deste ano. Gostaria de saber se vc tem algum roteiro montado ou algumas dicas de onde aterrizar primeiro. Locais que gostaríamos muito de conhecer seria, Veneza, Toscana, a Costa Amalfitana, Napoles, Roma, Firenze, Bologna, ufa…esqueci alguma cidade??? Teremos 30 dias e não sei por onde começar para otimizar o tempo e conhecer bem os lugares. Dicas de quantos dias ficar em cada cidade. Socorro rsss se vc puder me ajudar. Obrigada mesmo.

    Reply
    • 08/07/2010 at 18:04
      Permalink

      Oi Roberta
      Com 30 dias na Italia dà pra visitar muita coisa!
      Eu nao tenho nenhum roteiro montado, principalmente pq eu moro em Milao, e consigo aproveitar os finais de semana para descobrir um lugar novo. Vou visitando a Italia “em prestacoes”.
      O ideal è pegar um mapa e ir assinalando os lugares que vc prentende visitar e depois juntar os pontos pra fazer um itinerario mais ou menos coerente e ir definindo os dias em cada lugar conforme os seus interesses e o meio de transporte conforme a necessidade e a conveniencia.
      Pra mim, fica dificil sugerir 2 dias em Veneza, por exemplo, pq tem gente que acha que 1 dia tà mais do que bom e tem quem ache que uma semana nao è suficiente… Depende do ritmo de viagem e dos interesses de cada um.
      Bjs

      Reply
    • 08/07/2010 at 18:58
      Permalink

      Oi Bia
      Organizadas demais pro meu gosto!
      Eles cobrem toda a vista e as pobres mortais como eu, que gostam sò de passar uma meia horinha apreciando a paisagem, ficam sem opcao.
      Mas tenho que admitir que a infra estrutura è bem boa pra quem gosta de tomar sol.
      Bjs

      Reply
  • 09/07/2010 at 03:33
    Permalink

    Luisa,

    Achei a cidade um charme, mas não consegui ver o mar direito nas suas fotos snifff. Fiquei de boca aberta em saber que tem que “pagar” para frequentar a praia… Não dá nem pra tomar um banhinho de mar de graça??? Ahhhhh… desse jeito eu não gosto não… Adoro praia, mas aquelas bem rusticas, com privacidade e beleza naturais intocáveis, e não badaladas como essa!

    Mas acredito que os restaurantes devem ter valido a pena. 😉
    Beijos

    Reply
    • 14/07/2010 at 17:01
      Permalink

      Oi Carol
      Nem eu consegui ver o mar, mesmo estando presente!
      Os bagni cobrem toda a orla e pra ver o mar sò entrando mesmo!
      Bjs

      Reply
  • 09/07/2010 at 06:25
    Permalink

    Olá, adorei seu blog. É ótimo para quem ainda vai viajar, como eu. Vou voltar sempre.
    Parabéns!
    beijos

    Reply
    • 14/07/2010 at 17:02
      Permalink

      Obrigada, Camila
      Seja bem vinda ao blog!
      Bjs

      Reply
  • 11/07/2010 at 23:34
    Permalink

    Luisa, vc não é a unica que não gosta de praia, eu gosto muito pelo visual, que acho incrivel, mas fico na sombra e muitas vezes não entro na água !! Bjs

    Reply
    • 14/07/2010 at 17:04
      Permalink

      Viagem afora, vc descreveu exatamente o meu comportamento com relaçao às praias.
      E ainda bem que encontrei um marido que pensa da mesma forma! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 10/08/2010 at 20:00
    Permalink

    Fiquei imprecionada com seu blog,e muito lindo e bom de ler.
    Parabens.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *