Sergiev Posad

Sergiev Posad foi a primeira cidade do Anel de Ouro que tive a oportunidade de visitar.

O nome Anel de Ouro designa um interessante conjunto de cidades a nordeste de Moscou, que formam mesmo um tipo de anel, se forem ligadas. Essas cidades possuem um inestimável valor histórico, religioso e arquitetônico e cada uma delas com suas particularidades.

Sergiev Posad é considerada a capital espiritual da Rússia, o guia verde Michelin a define como um tipo de “Vaticano russo”, com o incrível Mosteiro de São Sérgio e seus 5 séculos de arquitetura russa. Pra entrar no mosteiro não precisa pagar, mas tem uma taxa pra tirar fotos e o interior das igrejas só podem ser vistos com uma visita guiada, que não são muito baratas.

Compramos a nossa visita guiada em inglês na bilheteria, sem nenhuma dificuldade; o monge que vendia as visitas falava inglês e italiano! Em 5 minutos surge a nossa guia e o nosso grupo era composto somente de 2 pessoas: eu e o namorado! Perfeito!

A guia era super preparada, e além de nos mostrar o interior das igrejas, nos forneceu informações sobre a quantidade e o significado dos ícones da iconostase, que foi bem útil nas nossas visitas por outras cidades russas.

Por exemplo, o segundo ícone à direita da porta central da iconostase representa a quem é dedicada à igreja; as representações dos profetas estão dispostas como numa hierarquia, quanto mais importante, mais ao alto se localiza, e bem no alto, acima de todos, Jesus e a cruz.

O mosteiro, além das várias igrejas, abriga também as casas dos monges, os palácios do czares e a casa do Patriarca (o “Papa” russo), que atualmente mora em Moscou.

A igreja mais imponente do mosteiro é a Catedral da Assunção, com suas 5 cúpolas, iconostase com 5 andares e onde está exposto o sarcófago de S. Sérgio, construído pelo próprio S. São Sérgio, como mandam as tradições russas!

A igreja de que mais gostei, no entanto, foi a Catedral da Trindade, pois não é simplesmente um museu, é uma igreja viva. Ali, junto às relíquias de São Sérgio, é celebrada uma “missa” ininterrupta das 08:30 às 21:00 e a atmosfera é simplesmente mágica: monges que se revezam nas rezas cantadas, fiéis que fazem fila para rezar, prestar reverências, beijar os icones (a fila fora da igreja era enorma, mas só pra visitar não precisa de fila) alguns colaboram com a magia do ambiente com seus cantos fervorosos e cheios de fé. É de arrepiar! Só quem já viu entende do que eu tô falando!

Ah, por uma questão de respeito, fotos não são permitidas em celebrações e as mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço dentro do mosteiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 thoughts on “Sergiev Posad

  • 03/05/2010 at 21:18
    Permalink

    Oi Luisa! Seu blog está sendo muito útil em minha preparação para Rússia… rsrs Como vc fez para ir à Servieg? Estou um pouco confusa com os trens.

    Beijos!

    Reply
    • 03/05/2010 at 22:19
      Permalink

      Oi Fernanda,
      Eu fiz toda a parte dos arredores de Moscou de carro. E sabe que foi mais tranquilo do que eu esperava?
      Mas se vc pretende fazer um bate-e-volta a Sergiev a partir de Moscou, è melhor ir com transporte publico mesmo, ou entao tentar organizar um passeio com alguma agencia de turismo…
      Bjs

      Reply
  • 26/08/2010 at 20:20
    Permalink

    Oi luisa

    O Ricardo Freire me indicou seu site.
    Estou com uma viagem programada pra Russia no final de setembro e suas dicas estao sendo super uteis.
    Quanto tempo Servieg fica de Moscou? vc recomendaria dormir em alguma cidade por la?
    vc tem algum contato de agentes de viagem que possam me ajudar com a programacao?

    super obrigado pela ajuda e parabens pelo blog

    Reply
    • 31/08/2010 at 00:28
      Permalink

      Oi Jose Rodrigo
      Por volta de umas 2 horas de carro. Quanto a dormir por là… vai depender do teu roteiro…
      Eu nao usei agentes de viagem quando fui pra Russia. Fiz tudo sozinha na unha, entao nao tenho ninguem para te indicar.
      Bjs

      Reply
  • 13/02/2011 at 12:31
    Permalink

    Luisa,
    Você sabe qual o transporte público que pode nos levar? Ônibus, trem…?
    Tô pensando em ir, mas não queria fechar com agência, nem vou alugar carro. =)

    Reply
    • 17/02/2011 at 14:08
      Permalink

      Oi Natalia
      Eu me lembro que tinha onibus bem frequente pra Sergiev a partir de Moscou, coisa de um a cada meia hora, o um a cada hora… e se nao me engano tinha trens tb, mas menos frequentes.
      Acredito que vc nao terà problemas para conseguir ir de transporte publico, alem dos problemas basicos de usar transporte publico na Russia, è claro! 😉
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *