Škocjan Caves

O meu conhecimento de geografia do leste europeu sempre foi meio limitado. Eu sabia mais ou menos onde ficavam os países mais conhecidos, como Hungria e República Tcheca, mas só porque Budapeste e Praga são destinos comuns em pacotes de turismo. Eu nunca havia me dado ao trabalho de saber onde fica a Eslovênia, e muito menos de saber o que esse país tem a oferecer.

Pois bem, descobri há alguns meses que a Eslovênia faz fronteira com a Itália e que a apenas 13 km de distância de Trieste existem Cavernas impressionantes! De carro é muito fácil chegar, depois de Trieste, é só pegar a rodovia sentido Divača (não faço idéia de como se pronuncia esse č) e seguir as orientações para Škocjan Caves (muito menos esse Š).

As visitas às cavernas são sempre monitoradas, é impossível fazer o passeio sozinho e os grupos são divididos em 4, de acordo com a língua falada pelo guia: inglês, italiano, esloveno ou alemão. Eu não gosto muito de excursões guiadas, me sinto meio presa… mas os grupos são pequenos e o guia dá uma bela aula de geologia enquanto percorremos as grutas e passagens subterrâneas, que chegam a 200m de profundidade.

A primeira coisa que me deixou impressionada é que a temperatura no interior da caverna é sempre a mesma: 12ºC, e não importa se do lado de fora faz frio ou calor. Eu passei um pouco de frio, pois estava de camiseta sem mangas… Agora já aprendi, na próxima vez que for visitar uma caverna, levo uma blusinha!

O espetáculo da natureza começa logo na entrada com muitas estalactites e estalagmites de todos os tamanhos e formatos e várias “colunas” formadas pelo encontro de uma estalactite com uma estalagmite. São necessários alguns milhões de anos para a formação de paisagens desse tipo. E conforme vamos entrando, a paisagem, o formato e a cor das estalactites e estalagmites vão se alterando, conforme as variações de umidade e vento. Quase na saída, é interessante observar que as estalactites são todas tortas para um lado, devido à entrada do vento.

Aprendi também, na brilhante aula de geologia, que existem estalagmites mortas e vivas!!! As vivas são aquelas que ainda estão em formação, um pouco esbranquiçadas no topo, e as mortas já pararam de crescer, não formarão jamais colunas!

A “música” no interior da caverna completa o show: som de água corrente e de barulho de morcegos! A caverna serve de abrigo para milhares de morcegos que voam de um lado para o outro incessantemente e é mais fácil de observá-los perto da saída, mais próximo ao Rio Reka (que em esloveno quer dizer “rio”), que corta toda as Škocjan Caves.

caves1.jpg

Uma pena que só é possível fazer fotografias do lado de fora… Não tive outra alternativa a não ser “emprestar” a próxima foto do site: http://www.ljubljana-tourism.si/en/trade/trips/lipica-skocjan/11562,3/detail.html

caves.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 thoughts on “Škocjan Caves

  • 30/10/2007 at 22:36
    Permalink

    Nossa, Luisa, linda essa foto da boca da caverna…vim até aqui xeretar depois que você escreveu lá no TA sobre as cavernas da Eslovênia 😀

    Reply
  • 31/10/2007 at 10:55
    Permalink

    Emília, fique à vontade para “xeretar” (adorei!!) o quanto quiser! 😀

    Reply
  • 05/06/2008 at 17:06
    Permalink

    Que foto maravilhosa das cavernas, estou adorando seus posts…me inspiram pra minhja viagem que começa em agosto/2008!

    abs

    Reply
  • 08/06/2008 at 22:41
    Permalink

    Olá Ana

    Maravilhosa é a caverna! Se você tiver oportunidade, não deixe de visitá-la!

    Seja bem vinda ao blog! Fico feliz que os meus posts estão sendo úteis de alguma forma.

    Bjs

    Reply
  • 09/06/2009 at 15:41
    Permalink

    Adorei seu blog, parabéns!
    Vou morar em Trento por um ano e suas resenhas serão muito úteis…

    A pronúncia de Divaca (com 0 chapeuzinho ali no c) é “divatsa”.

    🙂

    Reply
    • 08/07/2009 at 21:36
      Permalink

      Oi Thais,
      Obrigada e sucesso em Trento!
      Bjs

      Reply
  • 14/03/2010 at 16:33
    Permalink

    Adorei as dicas sobre as cavernas.Viajarei agora em abril para a Itália, hospedarei-me cm amigos que moram perto de Trieste.
    Valeu a dica!

    Reply
    • 15/03/2010 at 10:32
      Permalink

      Oi Vania
      Divirta-se nas cavernas! Elas sao maravilhosas!!!
      Bjs

      Reply
  • 25/08/2010 at 20:30
    Permalink

    Achei o site sem querer enquanto estava fuçando na net.
    Primeiramente resolvi só dar uma espiada, pois nunca acho algo sinceramente ”atraente” onde queira ir, mas o teu site me rendeu dias xeretando e quer saber:
    Adorei teu site!!
    Sério ele é o melhor que já vi.
    Ótimas fotos, continue assim…
    Estarei sempre visitando.

    Reply
  • Pingback: Mammoth Cave | Arquivo de Viagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *