St Moritz e arredores

Para explorar o cantão Graubunden e, mais especificamente a região do vale Engadin, montamos a nossa base em Bever, uma cidadezinha simpática, com um hotel delicioso, mas sem maiores atrativos turísiticos e localizada do ladinho de St. Moritz.

st-moritz4

Até pensamos em ficar em St Moritz, mas a real é que St Moritz não cabia no nosso bolso e nas redondezas tem tanto hotel bonito mais acessível. St. Moritz é uma daquelas cidades “top”, onde pobres mortais não tem vez. Hotéis 5 estrelas, restaurantes elegantes e lojas de grife dominam a paisagem. Fazendo um paralelo meia-boca, tive a impressão de que St. Moritz está para as férias na montanha assim como Porto Cervo está para as férias na praia.

st-moritz3

Além disso, como em Porto Cervo, tb acho que ficar em St. Moritz sem dinheiro é perder tempo. Ali também são identificáveis os dois tipos de gente: os que esquiam e ficam hospedados nos hoteis chiques da cidade e os que, como eu, passam por ali só pra matar a curiosidade, conferir a reputação da cidade, tomar um copo de Gluwein (um tipo de quentão) e tirar fotografias.

st-moritz2

Com a minha curiosidade sobre St. Moritz satisfeita, visual das montanhas e vales devidamente apreciados de trem e sem saber esquiar o que me restava para fazer era visitar as diversas e típicas cidadezinhas da região.

st-moritz1

Eu amo cidade grande pra viver, mas adoro cidade pequena pra visitar! E as cidades pequenas da Suiça são imbatíveis, parece que sairam de um conto de fadas de tão charmosas.

As mais interessantes, na minha opinião, foram Zuoz, Guarda e Soglio.

Zuoz fica a uns 15km de St. Moritz e também é um ponto de partida para os amantes de esportes invernais. Mas não é só isso, é uma cidade formada de casas “engadinas”, construidas pela familia Planta, gente de grande importancia politica na região depois de 1250 até o seculo XIX.

Na praça principal são várias as indicações ao brasão da familia – a pata de um urso virada pro alto (a planta) – e até a fonte tem um urso representando a familia e a casa Planta, que segue o estilo engadino, mas por causa de suas dimensões e da escada rococó externa fica com um aspecto mais nobre das outras.

Zuoz:

zuoz1

 zuoz4

zuoz3

 Um pouco mais longe de St. Moritz, a uns 45km mais ou menos, fica Guarda. Uma cidade localizada na chamada Baixa Engadin, no alto de uma montanha (e isso não é nenhuma novidade),  com uma vista maravilhosa (o que também é bem comum na região) e que se distingue das demais por ser considerada uma das cidades mais intactas da região.

A cidade é minúscula, com tortuosas ruas de pedra e deve ter uma meia duzia de casas. O interessante é que todas as casas são decoradas com desenhos e possuem, em cima das portas, um brasão ou uma frase de efeito escritas em romanico eu acho (seja lá que lingua for, dá até pra entender alguma coisa, sabendo um pouco de italiano).

Guarda:

guarda7

guarda1

guarda3

guarda4

guarda6

E finalmente Soglio, que fica a uns 40km de St. Moritz, mas demoramos quase uma hora e meia pra chegar, pois é preciso atravessar o vale Bergell num percurso com curvas muito fechadas, muito íngremes e muito lindas.

E essa cidade não se assemelha em nada com as outras. Quer dizer, como as demais, tambem é minuscula, também fica no alto de uma montanha e tambem proporciona uma vista lindissima do vale. Mas as semelhanças param por ai.

Soglio tem um jeitão de fazenda, com casas de madeira, teto de pedra e toda casa possui um “puxadinho” para os animais. Não preciso mencionar que o cheiro e o chão com resquicios de excrementos de animais como ovelha, cabra, vaca, também pareciam os de uma fazenda…

Soglio:

soglio2

 

soglio4

soglio3

soglio1

soglio5

soglio6

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 thoughts on “St Moritz e arredores

  • 17/04/2009 at 15:58
    Permalink

    Amei a arquitetura e paisagem..
    Seus posts estão fazendo inveja..
    Otimo fim de semana..
    =)

    Reply
    • 21/04/2009 at 11:30
      Permalink

      Oi Martinha
      Eu não entendo nada de arquitetura, mas tb gostei bastante do estilo das casas! E a paisagem…. ah, a paisagem! Ma-ra-vi-lho-sa!!
      Bjs

      Reply
    • 13/02/2011 at 22:42
      Permalink

      Pessoal,

      Eu e meu marido Estivemos em Saint Moritz agora em Janeiro/2011. Eu nunca vi nada igual!!! Os alpes Suicos cobertos de branco de neve é de tirar o fôlego de qualquer um. Eu amei demais…Tive aula de ski durante 3 horas e já comecei a skiar.Levei muitos tombos, mas depois consegui skiar sozinha. É prática mesmo. Quero muito poder ter a oportunidade de voltar novamente. Suiça é maravilhosa!!

      Reply
  • 18/04/2009 at 00:21
    Permalink

    Luisa

    Tem muita razão,as cidades pequenas da Suiça são imbatíveis!
    Nós fizemos o percurso de carro do lago Como a St. Moritz e a paisagem subindo as montanhas é de cortar a respiração!Mesmo no alto da montanha,já perto de St Moritz há um lago enorme ( no Inverno não sei se está gelado!) e uma aldeia que eu amei…chama-se Sils -Maria!
    Guarda eu não conheço,mas já pensei em ir fazer ski para Scuol que é lá perto…
    Os hoteis em St Moritz no inverno são completamente impossíveis…é por isso que eu fui lá no verão 🙂 Na verdade,na estação de ski os hoteis Suiços são os mais caros da Europa! É por isso que eu nos últimos anos me rendi às fantásticas montanhas Italianas…porque não experimenta fazer ski um destes dias?? 😉

    Bjs

    Reply
    • 21/04/2009 at 11:35
      Permalink

      Oi Margarida,
      Como eu não estou habituada com essas paisagens com neve, tinha um pouco de dificuldade de identificar as coisas…
      Perto de St. Moritz tinha uma grande area branca, coberta de neve, que poderia muito bem ser um lago ou um enorme campo de futebol… 🙂
      Já tentei esquiar, mas foi um desastre! Para evitar um divórcio, acho que vou ter que me render, contratar um professor e aprender direitinho… O namorado já está reclamando que eu sou muito “tropical”… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 18/04/2009 at 01:40
    Permalink

    Uma coisa que eu adoraria fazer é esquiar, ams nunca esquiei na vida, quem sabe um dia jejejejeje
    Quanto ás tuas fotos, um arraso, e o roteiro realmente de tirar o fôlego. Eu estou pela terrinha, volto no final do mês!
    Beijos

    Reply
    • 21/04/2009 at 11:37
      Permalink

      Oi Patricia,
      Eu não fui muito feliz nas minhas tentativas de esqui, não… Mas perto de St. Moritz tem um tipo de “esqui-bunda” que me deixou curiosa… Num proximo inverno quem sabe… 🙂
      Bjs e boa viagem!

      Reply
  • 20/04/2009 at 17:47
    Permalink

    Oiê! Já estou com sua panelinha de barro de Morretes (imã). Precisava do seu endereço para enviá-la para você! Sei que você é bem discreta aqui e não colocaria seus dados pessoais, por isso, envio o e-mail do matraqueando (que também não é o meu pessoal) para que você, quando puder, envie seu dados para que eu possa despachá-la: matraqueando@gmail.com
    E antes que você diga nãããão, nããão precisa, nããão se precupe… reforço que é um presente com carinho! Bjs!

    Reply
    • 21/04/2009 at 11:42
      Permalink

      Oba!!! Presente!!!
      Vou mandar um email pra vc!
      Brigadão!
      Bjs

      Reply
  • 21/04/2009 at 20:02
    Permalink

    Tá ai um lugar que adoraria conhecer. Me parece tão aconchegante e tão rústico ao mesmo tempo. Eu percebi que todas as casas e construções são em tons de amarelo, laranja, etc. Será por algum motivo especial?
    🙂

    Reply
    • 22/04/2009 at 15:55
      Permalink

      Oi Carol
      Aconchegante mesmo. Eu tb tinha reparado nas cores das casas, mas nao sei o motivo… De repente a cor tb faz parte da tal arquitetura engadina, tipica da regiao… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 27/04/2009 at 02:54
    Permalink

    Luisa, estive em St. Moritz na minha 1a. viagem à Europa e lá estreei com um belo tombo, a minha 1a tentativa de esquiar, enquanto as crianças passavam deslizando suavemente.
    Na 2a. viagem, estive em várias cidades da Suiça e subi à Gstaad de trem e o cenário o tempo todo era como da sua foto da cidadezinha na montanha. Lindo, lindo !

    Reply
    • 04/05/2009 at 11:46
      Permalink

      Oi Majo,
      Nem me fale dos tombos! Ainda bem que pra esquiar a gente se enche de roupa e amortece a queda! 🙂
      Eu jà tinha desistido de tentar aprender a esquiar, mas essa ultima vez na Suica, a vontade voltou… Vamos ver! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 12/07/2009 at 20:38
    Permalink

    Olá, adorei o post, estou fazendo uma pesquisa na net pra saber como chegar em St Moritz a partir da Italia, se posso ir direto de veneza (preferência se não for muito caro), ou tenho q ir apartir de milão. se puder me ajudar nesta questão agradeceria muito mesmo. se não for pedir demais, me mande um email com isso por favor.
    Atenciosamente, Michael

    Reply
    • 13/07/2009 at 15:43
      Permalink

      Oi Michael,
      Vc pretende utilizar qual meio de transporte?
      Como eu moro em Milao, costumo fazer esses itinerarios na Suica de carro… Nao sei quais sao os meios de transportes publicos disponiveis.
      Bjs

      Reply
  • 13/07/2009 at 18:34
    Permalink

    Olá Luisa, eu até pensei em ir de carro, mas teria q alugar um carro em veneza e entregar na suiça, mas isso me custaria mais de 200 €, então tem q ser de transporte público mesmo, pois o treixo de St Morits ate Zermatt vai ser de trem, caso contrário poderia entregar o carro em milão na volta.
    Mas vc sabe onde posso pesquisar isso online?? tipo site de alguma empresa de ônibus q faz este percurso, ou sei lá.
    Bjs

    Reply
    • 16/07/2009 at 12:17
      Permalink

      Oi Michel
      Na Italia, onibus como transporte publico nao è muito comum… Tem muito onibus fretado pra grupos de turistas.
      Os italianos, quando nao voam, usam o trem ou o carro.
      De Veneza pra St Moritz de trem, provavelmente vc ira passar por Milao.
      Mas entra no site das ferrovias italianas (www.trenitalia.it) ou das ferrovias alemas (super completa, com todas as viagens da europa) – http://www.bahn.de – para fazer algumas simulacoes e ter nocao de tempos e precos.
      Bjs

      Reply
  • 30/07/2009 at 00:24
    Permalink

    Luiza, parabéns pelas postagens.Vou para
    a Suiça em outubro, onde ficarei por dez dias.É possível conhecê- la de carro?
    Penso em viajar de Veneza a Geneve de
    trem e depois de carro.Durante este mes
    já faz muito frio?Grata, Mimi.

    Reply
  • 03/09/2009 at 11:52
    Permalink

    Oi Mimi

    Excluindo essa viagem de trem, onde o trem è a atracao principal, todas as outras viagens que fiz pela Suiça foram de carro.
    Eu sou suspeita pq adoro viagens de carro, mas na Suiça qq meio de transporte vai ser excelente, pontual e seguro.
    Outubro jà è outono… Para os padroes brasileiros, vai estar frio sim… Um casaco è bem vindo!

    Bjs

    Reply
  • 25/09/2009 at 21:43
    Permalink

    Olá! Estou organizando uma viagem em janeiro pegando o Glacier Express em Zermatt e chegando em St Moritz. O meu problema é que eu não estou conseguindo ir embora de lá. Preciso ir de St Moritz a Paris e não encontro nenhum caminho que faça sentido. Vc tem alguma sugestão?

    Reply
  • 30/09/2009 at 14:49
    Permalink

    Olá, meu nome é Isabella e viajarei para Suiça em Maio, mais precisamente entre os dias 05 a 10/05/10, quero conhecer St. Moritz, minha dúvida é… em Maio consigo esquiar? Vcs sabem me dizer qual a temperatura média nesta época do ano? Muito obrigada!

    Reply
  • 01/10/2009 at 14:41
    Permalink

    Oi Isabella,
    Maio eu acho meio dificil encontrar pistas de esqui, mas de repente vc dá sorte…
    Pra saber as temperaturas medias, vá ao http://www.weather.com
    Bjs

    Reply
  • 03/04/2010 at 18:01
    Permalink

    Oi
    sou da dencendencia da famila Moritz
    achei muito bunito as fotos um dia queria conhecer mais meu passado
    abraço

    Reply
  • 11/05/2010 at 13:42
    Permalink

    ola… primeiramente parabens pelo seu blog… muito rico em informacoes…
    gostaria de saber se pode me indicar o hotel de bever, na suica… gostaria de ficar la e conhecer st moritz…

    agradeco antecipadamente

    bjs

    Domingos

    Reply
    • 17/05/2010 at 10:00
      Permalink

      Oi Domingos
      Nòs ficamos no Romantik Hotel Chesa Salis.
      Bjs

      Reply
  • 28/08/2010 at 13:52
    Permalink

    preciso informacoes para viagem Veneza para Lugano e st Moritz ou Engelberg(titlis).
    Vou estar por lá entre 14 e 18 de setembro.
    Vou estar de carro.
    Nesta epoca como é a neve,tem estacoes de sky aberta??

    Reply
    • 31/08/2010 at 00:29
      Permalink

      Oi Sergio
      Setembro ainda è verao na Europa, a maior parte das estacoes de esqui estao fechadas.
      Ouvi dizer que existem algumas que ficam abertas o ano todo, mas nao sei quais sao nem onde ficam.
      Bjs

      Reply
  • 01/09/2010 at 10:57
    Permalink

    Em Zermatt tem uma estaçao que fica aberta o ano todo, mas no verao nao tem neve, só gelo, entao nao sei se vale a pena, cabe a vc decidir.

    Reply
  • 16/01/2011 at 18:20
    Permalink

    Parabens! bela viagem! estou indo à St. Moritz de trem de veneza… em julho de 2011. estou planejando aos poucos, e assim que tive conhecimento dessas cidadezinhas da suiça inclui logo. irei durmir 1 dia em St Moritz e dia seguinte irei pra Bern.

    Reply
    • 04/03/2011 at 23:41
      Permalink

      Olá, JULIANA A.B. ,
      tambem estou indo a suiça em julho de 2011, e pretendo fazer o mesmo roteiro de você… indo de trem saindo de venesa.
      Estou indo com um irmão pequeno, e ele tem loucura pra conhecer NEVE, então gostaria de saber se há alguma possibilidade de ter neve nesse periodo nos alpes..
      Eu particularmente tive paixão a primeira vista por Sr. Moritz, mas trocaria por qualquer outra cidade se me indicassem que tivesse possibilidade de esquiar e ver neve.
      Alguem ajuda?
      obg.

      Reply
      • 21/03/2011 at 12:48
        Permalink

        Oi Giovanna
        Em julho jà è verao e nao vai ser muito facil arrumar um lugar pra esquiar…
        De repente vc consegue ver neve em algum passeio de trem por lugares mais altos.
        Bjs

        Reply
  • 16/01/2011 at 18:27
    Permalink

    Ah esqueci de comentar… em 2009 Fui a Sondrio/Bormio/Valdidentro e Livigno todos na Itália. Fiquei hospedada em Valdidentro e pude esquiar em Livigno onde peguei um onibus que passava dentro da cidade.
    Recomendo muito este passeio! cidades lindinhas! abraço.

    Reply
  • 19/06/2011 at 00:20
    Permalink

    Oi Luisa, estou indo para Itália e Suíça em Outubro. Gostaria de Saber qual a melhor forma de ir de Veneza para Tirano de trem.E gostaria de pegar o bernina em Tirano. O bernina para em algumas cidades?ou vai direto a st Moritz?O que tem de interessante em St Moritz p/ conhecer em Outubro?Depois o destino seria Zurich, pensei em ir de trem, mas não sei se teria trem panorâmico.Se você tivesse que passar a noite em uma cidade, qual você escolheria St Moritz ou Zurich? Se você tiver algumas sugestões seria muito bem vindas
    Abraços, Lilian

    Reply
    • 18/07/2011 at 10:41
      Permalink

      OI Lilian
      St Moritz è cidade badalada de inverno. E’ onde ricos e famosos vao para esquiar.
      Acredito que fora da temporada seja como uma cidade pequena de praia fora do verao: sem muita coisa pra ver ou fazer.
      Zurich è mais “cidade” com mais infra estrutura. Na baixa temporada, acho que eu ficaria em Zurich.
      Bjs

      Reply
  • 07/10/2012 at 20:54
    Permalink

    Oi Luisa, estou indo para st moritz em final de dezembro e gostaria de ir de carro ate veneza, pq de trem so via milao. E uma viagem viavel ou nessa epoca e complicado. Nao tenho experiencia em dirigir na neve. Obrigada.

    Reply
  • 07/08/2014 at 17:43
    Permalink

    Olá tudo bem?

    Sei que o blog tem mensagens mais antigas, mas na verdade estou desesperada por informações e se vcs puderem me ajudar, eu agradeço!

    Estou indo para Europa em Fevereiro/2015 e vamos de Paris para Zermatt , pegamos o Glacier e queremos ir de St. Moritz para Veneza.
    Quais seriam os meios de transportes mais rápidos que temos de Paris até Zermatt e de St. Moritz até Veneza?
    Existem linhas de ônibus ou mesmo avião que fazem para lá?
    De carro até Zermatt ou mesmo de St. Moritz até Veneza, eu tenho um certo receio prq o período (fevereiro), acredito que terá neve e nunca dirigimos na neve.
    Podem me ajudar amigos??? Por favor!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *