Sukhothai

O Parque Historico de Sukhothai foi um dos lugares mais impressionantes que eu tive a oportunidade de visitar na Tailandia.  Quando li a respeito de Sukhothai nos guias de turismo, eu sabia que eu precisava conhece-lo, o complicado foi decidir como chegar là.

Sukhothai fica no meio do caminho entre Bangkok e Chiang Mai, quer dizer, longe de tudo. Se fossemos de carro, com certeza precisariamos dormir por là e seria muito tempo perdido em estrada; com o aviao, alem do preço salgado da viagem, tinha o risco de nao conseguirmos visitar tudo, pois o lugar è bem grande.

Arriscamos o bate-e-volta de aviao e foi perfeito! Pegamos o aviao às 07 da manha em Bangkok e às 08:20 jà estavamos em Sukhothai. A van do aeroporto nos deixou bem na entrada do Parque e alugamos uma bicicleta – que em Sukhothai nao sò è necessaria, mas è indispensavel – para passear com liberdade.

Dentro do parque tem uns trenzinhos que levam os turistas pra cima e pra baixo, mas Sukhothai foi feito para se andar de bicicleta! Atè uma descoordenada sobre duas rodas como eu reconhece isso e pior: gosta da ideia!

Pegamos tambem um audio guia e às 15h, quando a van veio nos buscar de volta, jà tinhamos visitado todo o Parque, o museu, duas paradas estrategicas para o sorvete e tambem ja tinhamos almoçado com calma.  Fazer esse bate-e-volta aereo, apesar de caro,  nao poderia ter sido melhor e valeu cada Baht gasto!

Mas o que tem de Sukhothai de tao fantastico pra ver? Bom, o reino da “felicidade nascente” teve seu auge da metade do seculo XIII atè o fim do seculo XIV e è considerado a idade de ouro da civilizaçao thai. Dizem que a arte e a arquitetura desse periodo representam o que existe de mais classico entre os estilos da Tailandia.

Foi durante a dinastia de Sukhothai, com o rei Ramkhamhaeng, que surgiu a primeira escrita em tailandese, e que o reino de Sukhothai ocupou um vasto territorio, uma area territorio maior do que a Tailandia atual. Mas  com a morte do tal rei, em 1438, Sukhothai foi absorvida pelo reino de Ayutthaya.

Hoje Sukhothai è um parque de 45km2 com ruinas preservadissimas e impressionantes de templos e chedis, imersas em muito verde, e emolduradas por lagos e nao obstante seja um dos sitios historicos mais visitados da Tailandia, o lugar è tao grande que parecia que nòs eramos os unicos a visita-lo.

Se alguem me pedir dicas sobre o que ver/visitar na Tailandia, eu respondo sem pestanejar: và a Sukhothai!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 thoughts on “Sukhothai

• 11/01/2012 at 21:02
    Permalink

show adorei sua fotos e comentarios….viajo sem sair do meu escritorio.

• 11/01/2012 at 21:24
    Permalink

Mais que pelo país, sou muito curioso pela culinária da Tailandia.
    🙂

• 12/01/2012 at 16:59

Oi Allan
      Eu tb era bem curiosa, mas depois de 12 dias nao posso nem ver tempero oriental na minha frente! 🙂
      Viva a cozinha italiana! 🙂

• 12/01/2012 at 21:37

Oi,
    Nossa o turismo na Tailandia é sempre impressionante!!!
    Adorei o seu post, Sukhothai realmente é encantador para quem gosta de historia!!

• 16/01/2012 at 13:55

Oi Renata
      E pra quem gosta de andar de bicicleta em parques, tb! 🙂

• 13/01/2012 at 18:20
    Permalink

Luisa, que post bacana! Voltamos de lá há dois meses e não fomos a Sukothai, na tentativa de simplificar o roteiro só com Bangkok e Chiang Mai, mas se soubéssemos dessa possibilidade…com certeza teria deixado um dia para esse bate-e-volta. Que espetacular! E é o lugar-base para entender a arte e arquitetura posteriores que se vê nas maiores cidades. Vai ficar para uma próxima (assim como Ayuthaya, que estava infelizmente numa das piores regiões alagadas).

• 16/01/2012 at 13:58

Oi Emilia
      Que legal que vcs foram pra Tailandia tb! Show de pais, nè?
      Sukhothai nao vai sair do lugar tao cedo, na proxima vcs vao 😉

• 17/01/2012 at 18:52
      Permalink

Oi Boia, seja sempre bem vinda e volte quantas vezes quiser! 🙂

• 19/01/2012 at 02:49
    Permalink

Luísa, lindíssimo post. Estou programando pra ir em final de outubro. Vou xeretar por aqui. Beijos

• 19/01/2012 at 14:10

Oi Georgia
      O unico “problema” para quem vem xeretar os posts da Tailandia è que nao vai encontrar nada sobre as praias… 🙂

• 20/01/2012 at 23:09
    Permalink

Adorei!!! Nao conhecia! E Luiza, a serie de posts esta completissima mesmo! Q viagem incrivel! Quero ver tudo!!!
    Estou louca para conhecer a Asia esse ano!
    bjus!

• 23/01/2012 at 16:13

Oi Guta,
      Tomara que de certo a tua viagem pra Asia! A Tailandia foi a minha primeira experiencia por là e amei! (menos a comida, mas è pq eu me canso muito facil daqueles temperos todos!)

• 06/11/2012 at 12:37

Oi Luisa

Cheguei aqui pelo VnV por dica da Lu Malheros. Ótimas informações!

Assim como você, quando vi Sukhothai nos guias logo pensei que é dos lugares que precisamos visitar!

• 08/01/2015 at 20:53

Oi Luisa,
    Adorei o post e fiquei louca para conhecer Sukhothai! Vou para a Tailândia com o marido e minha filha (de 2 anos) no final de novembro. Acabei de inserir Sukhothai no meu roteiro!
    Uma dúvida: vale a pena dormir lá perto de Sukhothai e voltar para Bangkok apenas no dia seguinte? Ou se eu estiver voltando de Chiang Mai, vale a pena ficar uma noite em Sukhothai (indo de avião) e depois chegar em Bangkok?
    Obrigada,
    Laira

• 08/01/2015 at 23:12

Oi Laira
      Talvez com uma criança, seja mesmo melhor dormir em Sukhothai…
      Achei que o bate e volta que fiz foi plenamente satisfatorio, mas acho que, se eu fosse hoje pra Sukhothai, com minha filha que tambem tem 2 anos, eu dormiria por ali, pra conseguir visitar tudo sem abalar muito a sua rotina de fome e sono.
      Mas vai depender muito das rotinas da tua filha, dos horarios dos voos, dos custos… tem uma serie de variaveis que sò voce pode responder.
      Bjs

• Pingback: Sukhothai e os mais impressionantes templos da Tailândia | Quero Viajar Mais