Tour pelo Piemonte

Esse post era pra ser um comentàrio là no Viaje na Viagem do Ricardo Freire, sobre dicas de tour pelo Piemonte, mas tentei postar duas vezes e deu erro… Acho que escrevi demais…

Pois bem, como moro em Milao, eu faço muito bate-e-volta e passeios de um dia ao Piemonte. Mas se eu fosse fazer um tour enogastronomico pela regiao, acho que eu ficaria uns 4 dias, estrategicamente hospedada, para ter liberdade de ir e vir, sem ficar trocando de hotel.

Como eu nao imagino um passeio por ali sem um carro, nao me hospedaria em Torino, por causa de todos os transtornos que um carro numa cidade grande pode causar.

Em assim sendo, ou ficaria em Alba, que nao è tao grande, tem uma parte antiga bem charmosa e toda a infra-estrutura que uma cidade pode oferecer. Ou entao, para uma ocasiao mais romantica, procuraria um agriturismo na regiao de Alba que fosse condizente com as minha$ exigencia$.

Se quisesse investir na hospedagem, nao hesitaria em ficar no Relais San Maurizio em Santo Stefano Belbo. O restaurante deles è espetacular!
Montada a base, è sò escolher o que comer e beber! As cidadezinhas de Barolo e Barbaresco sao deliciosas e nao podem ser deixadas de lado num tour pelo Piemonte! Principalmente pq em qualquer boteco da cidade, um vinho da casa vai ser sempre um Barolo ou um Barbaresco.

Pra quem gosta de vinho doce, ali perto tem a tambem bonita cidade de Asti e, è claro, o seu Moscato d’Asti. Outra cidade que gostei de visitar foi Casale Monferrato, que apesar de nao ter nada de particularmente interessante, segue o mesmo estilo medieval das outras…

Querendo mudar um pouco o gosto do vinho e experimentar algo pouco comum (pelo menos no Brasil) è sò subir um pouco e ir atè Gattinara, a cidade nao è grandes coisas, mas produzem um òtimo vinho (e costuma ser mais barato que um Barolo).

O Piemonte segue mais ou menos o mesmo estilo da Toscana: cidades medievais, vinhedos…  mas com um turismo que deve se basear mais na comida e na bebida do que nas paisagens. O legal do Piemonte è visitar as vinicolas e participar das feiras gastronomicas.

Por exemplo, no ultimo domingo de maio tem as “Cantine Aperte“, as vinicolas da regiao abrem suas portas para degustaçao. Entao è sò pagar uma taxa (tipo 10 ou 20 euros, nao me lembro), pendurar a taça – que eles fornecem – no pescoço e sair de cantina em cantina experimentando vinho o dia inteiro. Eles sugerem atè itinerario, o que visitar e onde ir.

Outro evento interessante è a Golosaria, uma feira de salames, queijos, vinhos, doces e outras delicias regionais, que acontece em março na cidade de Monferrato.

Mas, pra mim, a melhor de todas è a feira do tartufo de Alba, que acontece em meados de outubro.  Tambem jà escrevi sobre essa feira hà algum tempo.

Essas feiras que eu citei sao as que normalmente eu vou, mas dependendo da epoca da viagem, è sò procurar na internet que, com certeza, voce vai encontrar alguma feira interessante. O povo ali vive pra comer e beber!

Eu nao sou muito chegada em compras e acho que os outlets europeus nao trazem grandes pechinchas, mas, pra quem gosta, o Serravalle tem bastante variedade. Tb jà escrevi sobre ele.

ATUALIZAÇÃO: Fico sò pensando em comida e jà estava esquecendo de mencionar a Reggia de Venaria Reale, a 10km de Torino, um palacio enorme com jardins incriveis que, diz a lenda, inspirou Versailles…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 thoughts on “Tour pelo Piemonte

  • 06/05/2010 at 15:40
    Permalink

    Querida Luisa,
    muitissimo obrigada pelas valiosas dicas!
    Voce nao faz idéia em como me ajudou.
    Bjs
    Carol

    Reply
    • 17/05/2010 at 09:31
      Permalink

      Oi Carol
      Quando vc voltar de viagens, conta como foi a experiencia! 😉
      Bjs

      Reply
  • Pingback: Tweets that mention No Piemonte com a Luisa - -- Topsy.com

  • 06/05/2010 at 16:27
    Permalink

    Olá Luisa!
    Piemonte….este lugar me deu água na boca e uma vontade louca de conhecer! Vou à Europa visitar minha irmã em breve e não esquecerei tuas dicas. Mas enquanto isso…Estive em Recife e Olinda há pouco tempo e provei umas iguarias de frutos do mar com vinho magníficas!!! RECOMENDO.
    Bia
    http://www.biaviagemambiental.blogspot.com

    Reply
    • 17/05/2010 at 09:32
      Permalink

      Oi Bia
      Vou pegar todas as dicas sobre Recife e Olinda!
      Na pròxima viagem ao Brasil to pensando em levar o marido pra là!
      Bjs

      Reply
  • 08/05/2010 at 13:13
    Permalink

    Luisa

    Eu ainda não conheço a região de Piemonte mas já está na “listinha Itália” faz tempo…
    As sugestões estão todas anotadas,porque apesar de a parte dos vinhos não fazer o meu estilo…hehe…já a parte da comidinha me interessa,e muuuito 🙂

    Bjs

    Reply
    • 17/05/2010 at 09:41
      Permalink

      Ih, Margarida, mas comida italiana sem vinho?! Nao tem a mesma graça…
      Quer dizer… Ali no Piemonte, a comida è boa de qualquer jeito, com ou sem vinho! Vc vai gostar!
      Bjs

      Reply
  • 08/05/2010 at 19:25
    Permalink

    Puxa que bom ver o Piemonte sendo divulgado. Sou brasileira e moro atualmente em Pinerolo , pertinho de Torino. Tenho divulgado o Piemonte que é tão bonito e tão desconhecido dos brasileiros. Vez ou outra vou ao Langhe e espero experimentar sua recomendação de restaurante na próxima vez. Deixo minha dica da Trattoria del Castello em Serralunga D’Alba. Pode ve-lo no blog: dicasitalianas.blogspot.com , assim trocamos pareceres. abraços Gianna

    Reply
    • 17/05/2010 at 09:42
      Permalink

      Oi Gianna
      Obrigada pela visita.
      Vou visitar seu blog e conferir as dicas do Piemonte! Bom saber!
      Bjs

      Reply
    • 17/05/2010 at 09:43
      Permalink

      Oi Antonio & Ellen
      Eu è que agradeço a visita!
      Bjs

      Reply
  • 21/09/2010 at 18:25
    Permalink

    Luisa
    como piloto faço linha regular para Milão e gostaria de conhecer vinicolas na região de Piemonte. Infelizmente cada vez que vou fico pouco tempo,chego 1100hs e saio no outro dia as 2000hs. Voce poderia me sugerir um roteiro para conhecer a região?Poderia a cada voo visitar vinicolas/lugares diferentes em Piemont
    Obrigado
    Baruffi

    Reply
    • 23/09/2010 at 11:09
      Permalink

      Oi Adriano
      Acho que vc poderia começar visitando as cidades de Barolo e de Barbaresco, que sao bem bonitas e essa regiao è A regiao das vinicolas piemonteses.
      Vc vai precisar de um carro, ou entao pode tentar um tour com alguma agencia de turismo.
      Eu nao vou dar nomes de vinicolas pq as que eu visitei nao sao abertas à visitaçao (Sò estive nelas pq meu marido è sommelier.), mas esses 2 sites propoem visitas e itinerarios que me parecem muito interessantes:
      http://www.movimentoturismovino.it/?section=itinerari&region=PMN&view=7
      http://www.langheroero.it/
      Bjs

      Reply
  • 01/10/2010 at 18:04
    Permalink

    Nossa, Luisa, tb fiquei com água na boca!!!
    Ai só de imaginar as comidinhas…yumi yumi!
    Luisa, mais uma vez, preciso da sua valiosa opinião…
    Digamos que eu tenha cerca de 12/14 dias entre dezembro e janeiro livres…
    O que vc faria?! hehehe
    O q vc recomenda pra fugir da chuva e do frio rigoroso?!
    Tô pensando na Espanha por esse motivo…mas tô com uma saudade enorme da Itália!
    Obrigada viu?!
    beijinhos e vai lá me visitar no blog, tá?!

    Reply
    • 01/10/2010 at 20:24
      Permalink

      Oi Adriana
      Inventei mil coisas pra fazer que estou com vergonha de tao relapsa que estou… seja com o meu blog, seja com o blog dos amigos… 😳
      Prometo melhorar!!
      Mas se eu tivesse esses dias livres na Italia e quisesse fugir do frio, eu iria pra Sicilia sem pensar duas vezes! 🙂
      Beijos

      Reply
  • 15/05/2015 at 20:51
    Permalink

    Luisa,
    gostei muito de suas informações.

    Estou com passagem comprada para Milão de 15 a 27 de novembro e gostaria muito de ficar uns dias no Piemonte. Tava pensando exatamente na sua idéia de ficar em Alba.

    Minhas dúvidas são:

    – essa é uma boa época para visitar o piemonte?
    – o risco de chuva é tão alto assim?
    – vale a pena passar uns 2 dias em Torino?

    Obrigado.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *