Uma tarde à toa em Roma

A minha primeira viagem a Roma foi em pleno agosto, nos idos de 2000 antes de Cristo. Foi uma tragédia, pois consegui juntar, numa única viagem, um calor infernal, turistas de todas as partes do mundo (euzinha inclusive!) entupindo todas as partes da cidade, comida ruim e um serviço pior ainda.

roma8

A minha primeira impressão da Itália (obviamente já generalizando, pois Roma foi a primeira cidade que visitei na Itália) foi péssima e jurei nunca mais colocar meus pés nessa bota!  Porém, contudo, entretanto, todavia, o mundo dá voltas e, eis-me aqui, toda contente, pagando a língua.

roma7

Acontece que, depois da fatídica primeira vez, nunca mais tive a oportunidade de fazer turismo em Roma. Já voltei diversas vezes à cidade-eterna, mas ou estava a trabalho, ou precisava resolver burocracias em consulado, ou entao o objetivo era ir a alguma mostra ou show e, por conta disso, sempre passei bem longe do centro histórico.

Quer dizer, de vez em quando eu via o Coliseu pela janela do taxi, enquanto estava com a cabeça a mil, pensando no milhão de coisas pra resolver antes de voltar pra Milão.

roma6

Na última vez que passei por Roma, no entanto, um milagre aconteceu, e ao meio dia eu já tinha resolvido todas as minhas pendências na capital italiana. E vem a dúvida: o que fazer em Roma do meio-dia às seis da tarde?

A primeira coisa que me passou pela cabeça, é claro, foi almoçar! Há algum tempo estava curiosa para ir ao restaurante Alfredo alla Scrofa, o famoso restaurante romano criador do molho “Alfredo”, a base de creme de leite e queijo parmesão, presente em quase todos os restaurantes italianos pelo mundo.

roma5

Pensei com os meus botões: programa de índio total! Um caso clássico de pega-turista! Mas resolvi encarar assim mesmo.  Por incrível que pareça, o restaurante estava quase vazio e os poucos clientes eram romanos, com cara de “homens de negócios”.

roma4

Nem olhei o cardápio, já sabia exatamente o que queria: Fettuccine Alfredo! O fettuccine é fresco e muito fino e o molho muito pesado e denso, o gosto era bom, mas, basta o prato esfriar um pouco para todo o prato virar uma gororoba compacta. Seria perfeita se o objetivo fosse comer macarrão em fatias! Mas não me arrependo da escolha, pois saciei a minha curiosidade e o tiramisù de sobremesa estava delicioso!

roma1

E ainda era uma e meia da tarde de um lindo dia frio e ensolarado… Resolvi passear um pouco pelo centro histórico, com toda a calma de quem não tem o que fazer, começando pela Praça Navona, que fica bem perto do restaurante.

Apesar de ver mais gente do que eu esperava para um gelado mês de fevereiro, a praça até que estava bem vazia se comparada com o mês de agosto, quando fui pela primeira vez. Dava até pra tomar um solzinho tranquila e fazer algumas fotos sem taaaaanta gente na frente! Idem com relação aos outros cartões postais da cidade como a Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Panteon, Coliseu… 

roma3

A Roma que vi em fevereiro, com uma temperatura de uns 5ºC, não se parece em nada com a Roma de agosto com um sol de 40ºC. Desta vez, apesar do frio, fiz uma caminhada deliciosa, com direito a uma cerveja num bar bem turistico em frente à Fontana di Trevi, sem esperar para conseguir uma mesa, sem ninguem esbarrando em mim, sem fotos do tipo “Where’s Wally?” e até os garçons me pareceram mais simpáticos e solícitos!

roma2

Já estou até programando uma próxima escapada fora de temporada para re-visitar o Vaticano…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

65 thoughts on “Uma tarde à toa em Roma

  • 23/02/2009 at 15:12
    Permalink

    Engraçado que eu estou para escrever uma matéria mais ou menos como essa, cujo título seria “Um dia em Roma” (que passei quando vim do Japão no ano passado). Ainda escreverei, mas vim aqui me inspirar e voltarei.

    Boa matéria.

    Parabéns.

    Reply
    • 03/03/2009 at 14:53
      Permalink

      Oi Arnaldo,
      Que coincidencia! Fiquei curiosa para ler as suas impressoes de um dia em Roma.
      Obrigada pela visita e pelo comentario!

      Reply
  • 24/02/2009 at 18:38
    Permalink

    O seu comentário sobre as “duas Romas” uma no verao e outra no inverno me fez lembrar a mesma sensacao q tive qdo estive em Praga. Como uma cidade pode realmente mudar de cara de acordo com o tempo… Fiquei até q meio decepcionada, pois da primeira vez q estive lá amei a cidade com sol e temperaturas agradáveis. Prefiro a Praga de temperaturas amenas e 15 graus negativos no inverno nem pensar…. Eu só estive uma vez em Roma e no veraozao de 40 graus, realmente é a pior época para visitar esta cidade imperdível.

    Reply
    • 03/03/2009 at 15:08
      Permalink

      Oi Deiatatu,
      Sabe que essas mudancas de “cara” das cidades europeias conforme o clima é o que mais me chama a atencao por aqui?
      Eu ainda estranho Milao, que parece uma nova cidade cada vez que muda a estacao do ano!
      Agora, vc precisa voltar a Roma com temperaturas mais amenas para poder comparar! 😉
      Bjs

      Reply
  • 26/02/2009 at 01:10
    Permalink

    Luisa,
    mais um post da Itália. Sabe que estou louca para ir mesmo!
    Beijo

    Reply
    • 03/03/2009 at 15:18
      Permalink

      Oi Silvia!
      Brigadao pelo Selo! Que honra!
      Ando meio atarefada ultimamente, mas logo preparo um post para ele!
      Valeu mesmo!
      Bjs

      Reply
  • 27/02/2009 at 21:42
    Permalink

    Pois eu fiz exactamente o contrário…e fiz mal!Visitei Roma pela 1º vez em vésperas do Natal e amei a cidade.Quando pensei em voltar tive a infeliz ideia de o fazer no Verão,com os tais 40º á sombra,milhões de turistas e pessoas de aspecto duvidoso…por essa minha má decisão muito dificilmente voltarei a Roma…
    Tenho muita pena de nem sequer ter conseguido revisitado o Vaticano para mostrar a Capela Sistina e a Galeria dos Mapas ao Francisco,mas com tantos lugares lindos em Itália que me falta ainda conhecer,Roma ficou decididamente no finalzinho da minha wish list!

    Bjs
    Ps:Adorei o post!Afinal sempre mudou de ideias quanto a escrever sobre cidades grandes,como Roma ou Paris…

    Reply
    • 03/03/2009 at 15:21
      Permalink

      Oi Margarida,
      Leva o Francisco pra Roma no inverno!!! è uma cidade “must go”!
      O bom do blog é que a gente escreve sobre o que dà vontade, nè? Fiquei tao impressionada com a Roma “vazia” que vi, que acabei nao resistindo! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 28/02/2009 at 00:39
    Permalink

    Quanta imponência em Roma!
    Uau! As vezes até me sinto uma “peixa” fora d’agua quando vejo todo mundo falando das OROPA e eu aqui só me imaginando lá…

    Bom, passei aqui para avisar que deixei um prêmio pra ti lá no blog.

    Beijos

    Reply
    • 03/03/2009 at 15:22
      Permalink

      Carol e Patricia!
      Brigada!
      Quanto premio! Estou me sentindo importante!
      Logo logo faco um post a respeito, ando meio atarefada ultimamente!
      Bjs

      Reply
    • 04/03/2009 at 16:16
      Permalink

      Oi Arnaldo,
      Comigo Roma foi odio a primeira vista! Mas agora que moro na Italia entendo (o que nao significa que eu aceite) muitas coisas pelas quais passei e que me fizeram detestar a cidade. E apesar de tudo, acho que Roma è uma cidade que merece ser visitada e, de preferencia na baixa temporada 😉
      Bjs

      Reply
    • 04/03/2009 at 23:20
      Permalink

      Oi Luís,
      Obrigada! Apesar dos pesares, Roma é mesmo um espetáculo! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 06/03/2009 at 16:31
    Permalink

    Romaaaaaa.. ainda não tive a honra de conhece-la.. mas adoro passar pelos blogs e sonhar..

    Concordo com vàrios comentàrios..

    ** Moro na França e fico maravilhada a cada troca de estações, tudo muda e fica novo e Lindoooo!!

    ** Sou a favor de conhecer toda a Europa na baixa temporada, que por + que seja “baixa” sempre vai ter dias que parecerà “alta”..

    Parabéns pelas fotos.. me senti là..

    Beijos

    =)

    http://travelandtrips.wordpress.com/

    Reply
    • 10/03/2009 at 22:02
      Permalink

      OI Martinha
      Mora na França e ainda não veio pra Roma? Que feio…
      Mas vou confessar uma coisa: moro na Itália e ainda nao visitei o castelo de Versailles… 😳
      Bjs

      Reply
  • 08/03/2009 at 12:51
    Permalink

    Ah, q saudade… sabe q qdo fui a Roma estava chovendo à beça, e eu gostei exatamente pq eu andava tranquila pelas ruas? Na Fontana di Trevi, só deu eu e meu guarda-chuva vermelho. 😀

    Bjs.

    Reply
    • 10/03/2009 at 22:10
      Permalink

      Oi Lucia,
      Difícil… Nao sei se prefiro enfrentar a chuva ou a multidão… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 10/03/2009 at 01:43
    Permalink

    Luisa, fico aqui que nem a Carol, me sentindo um peixe fora d’agua. E morrendo de vontade de passar umas tardes à toa assim… Mesmo que seja pra odiar! 😉

    Beijos!

    Reply
    • 10/03/2009 at 22:14
      Permalink

      Oi Camila
      Tarde à toa até quando é ruim, é bom!
      Eu adoro quando consigo pegar uma sessao das 15h no cinema em plena terça-feira, quando todo mundo está trabalhando, mesmo que o filme seja ruim! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 25/03/2009 at 17:49
    Permalink

    Olá Luisa, agora tenho a data de nossa viagem. Chegaremos em Roma em 13/06, dia 14/06 embarcamos no Cruzeiro (Messina, Atenas, Éfeso, Heraklion (Creta)), retornamos em 21/06 Roma. Como desejamos aproveitar mais uns dias (07 a 10) além destes, peço uma sugestão de roteiro utilizando trem ou carro. Pensei em fazer Florença, Cinque Terre, Veneza e 24 horas em Milão de onde partiria p/ Brasil. Obrigado.

    Reply
    • 01/04/2009 at 15:12
      Permalink

      Oi Silvania,
      Pra esse roteiro que vc colocou tà bem legal e o tempo tà otimo! Um carro iria ajudar muito, mas eu so pegaria o carro depois de Firenze e entregaria antes de Veneza. Dirigir em cidades grandes e pagar estacionamento na Italia è pra poucos!
      Bjs

      Reply
  • 11/04/2009 at 00:48
    Permalink

    Ciao Luisa,

    Adorei o seu blog, e me identifiquei muito com todos as suas viagens. Vivi na Italia por 7 anos e agora aproveito para ver as fotos no blog e relembrar tantos lugares incriveis e aprendi tambem sobre o hino de Milano, nao conhecia a historia da Madunina. Brava…

    Reply
    • 16/04/2009 at 22:04
      Permalink

      Ciao Julia
      Seja bem vinda ao blog!
      Fico feliz que vc tenha gostado!
      Bjs

      Reply
  • 15/04/2009 at 03:18
    Permalink

    Em setembro de 2008 eu visitei Cinco paises da
    Europa:estive tambem em Roma.Adorei,eu acredito que o mundo todo tem suas vantagens e
    desvantagens…Quando viajamos nós somos orientados,temos que nos acostumar com moda da
    casa. A perfeição não existe no planeta terra…..
    Esta é a minha opinião.Falei e disse.Até a próxima.
    Jurema Lemons

    Reply
    • 16/04/2009 at 22:40
      Permalink

      Oi Jurema,
      Concordo com tudinho o que vc escreveu! Não existe perfeiçao no planeta e tudo tem vantagens e desvantagens.
      A desvantagem de Roma é a sua superlotação no verao! 😉
      Bjs

      Reply
  • 21/04/2009 at 04:33
    Permalink

    Olá Luísa,
    obrigado pelo retorno, mas infelizmente o número de dias reduziu ficaremos, teremos de 22/06 a 27/06 para explorar um pouquinho a Itália. Por isso peço sugestão de trajeto de Roma até Veneza, pensei algo assim:
    22/06 – a tarde pegamos carro no aeroporto de Roma e seguimos até Florença
    23/06 – Florença
    24/06 – saída de Florença passando por Pisa e Lucca, chegando em La Spezia
    25/06 – fazer passeio de barco p/ conhecer Cinque Terre
    26/06 – saída de La Spezia para Veneza
    27/06 – saída de Veneza para Madri (nosso retorno ao Brasil tem de ser obrigatoriamente por Madri ou Roma)

    Dúvidas:
    – Não está exagerado o número de cidades p/ o número de dias disponíveis?
    – Vale a pena alugar carro?
    – Qual o melhor lugar p/ entregar o carro?
    – Temos como percorrer de trem todos os trechos?

    Pode “palpitar”, nós não temos muita noção de distância/tempo p/ deslocamentos.

    Mais uma vez agradeço sua atenção, bjs.

    Reply
    • 21/04/2009 at 11:53
      Permalink

      Oi Silvânia
      Respondendo as suas dúvidas…
      – Sim, está exagerado o numero de cidades para o numero de dias disponiveis.
      – Nesse roteiro maluco que vc inventou, não vale a pena um carro, é melhor usar o trem.
      Se fosse o meu passeio, eu faria assim:
      1º opçao: eu pegaria o trem até Florença, montaria uma base ali por perto, alugaria um carro e passaria os 4 dias rodando pela Toscana ou até com uma escapada para a Cinque Terra, conforme a organização dos dias e a vontade, excluiria Veneza do roteiro, e de Florença voltaria pra Roma pra pegar o voo de volta pro Brasil.
      2º opção: se Veneza é mesmo indispensável, eu pegaria o trem de Roma até Florença, passaria pelo menos uns dois 2 dias (com direito a um bate-e-volta a Pisa) e pegaria um trem pra Veneza, onde passaria mais uns 2 dias, antes de ir pra Roma ou Madri pegar o voo de volta pro Brasil.
      A minha dica é: não tente abraçar a Italia com as pernas! Ela tá no mesmo lugar faz milhares de anos e não vai fugir tão cedo! Além disso, a Italia é inesgotável, vc sempre vai encontrar um lugar novo no caminho pra visitar…
      Não se preocupe, depois que vc aprende o caminho, fica muito mais fácil voltar pra ver o que ficou pra trás. 😉
      Bjs

      Reply
  • 28/04/2009 at 01:00
    Permalink

    Luisa,

    obrigado pelo retorno. Vou seguir a tua sugestão nr.01, mas vou aumentar mais um dia (de 22/06 a 28/06), retornando a Roma, para embarcar p/ o Brasil. Preciso de ajuda p/ definir meio de transporte (trem ou carro):
    – Tu sugeres que eu vá de trem até Florença e alugar carro a partir de lá. Não seria mais economico já sair de Roma de carro? Não é difícil dirigir de Roma até Florença?
    – Li no blog do Ricardo Freire, que p/ explorar a Toscana o ideal é fazer a base em Siena, o que achas?
    – Como aumentei mais 01 dia, posso acrescentar mais alguma cidade? Qual?
    Imensamente agradecida pelas dicas fico no aguardo, bjs

    Reply
    • 04/05/2009 at 11:55
      Permalink

      Oi Silvania,
      O meio de transporte vai depender do que vc quer visitar, do tempo que vc tem disponivel e de onde vc vai montar a sua base.
      Se vc montar base em Firenze, acho melhor fazer uns bate e volta de trem mesmo para as cidades que te interessarem(carro em Firenze sò vai te incomodar).
      Se vc montar base em uma cidadezinha pequena ou preferir ficar num agriturismo no meio do nada (pra mim isso è o que tem de mais legal pra fazer na Toscana), o ideal è pegar um carro para visitar toda regiao e as cidades maiores (eu normalmente deixo o carro estacionado: ou nos estacionamentos que existem fora dos muros das cidades, ou, se estiverem lotados (depende da epoca e do horario) perto de algum lugar que seja facil de pegar um transporte publico ou um taxi atè o centro da cidade.
      Espero ter ajudado
      Bjs

      Reply
  • 05/05/2009 at 02:03
    Permalink

    Luísa, definimos o meio de transporte, optamos pelo trem. Roteiro base: Florença(04 noites / 03 dias)- Cinque Terre (01noite/ 01 dia) – Roma (01 noite). Agora só precisamos definir quais bate-voltas iremos fazer e como irei comprar as passagens de trem ( vou seguir a dica fornecida pelo Rique) para tentar simular os trechos. Estava pensando em fazer 02 bate-voltas:
    1) Florença – Pisa – Lucca – Florença
    2) Florença – Arezzo – Assis – Florença
    A dúvida é qual a melhor sequência de cidades p/ percorrer estes trechos?
    Caso eu esteja sendo inconveniente com tantas perguntas, favor me dar “um para quieto”. Prometo entender. E mais uma vez, obrigadão. Bjs

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:03
      Permalink

      Que é isso, Silvania! Vc nao esta sendo inconveniente! Eu só estou meio perdida pra te dar as melhores sugestoes… É que sou mais slow que vc, quando viajo pela Italia e normalmente uso o carro.
      De carro ficaria mais facil dar uma sequencia de cidades, pq vc faria os seus horarios e poderia escolher que estrada seguir, Mas como vc decidiu ir de trem, acho que a melhor sequencia de cidades será aquela com os melhores horarios e precos…. Vai ter que entrar no site da Trenitalia e fazer as simulacoes… Nao tem como escapar…
      Bjs

      Reply
  • 28/05/2009 at 22:25
    Permalink

    Oi Luiza,
    Vou passar a minha lua de mel na Italia em setembro, mais precisamente um final de semana em Roma e 10 dias na Toscana. Me identifico mais com o jeito slow de viajar…rs
    Se você puder me passar algumas dicas de locais legais pra ficar em Roma, mas não muito caro, durante um final de semana romântico seria ótimo.
    Ainda não decidimos o roteiro da Toscana, a idéia é ir de carro de Roma a Florença. Você acha que eu preciso planejar com antecedência onde vamos ficar até chegar em Florença? Alguma sugestão?
    Mais uma vez obrigada,
    Bjs

    Reply
    • 03/06/2009 at 22:05
      Permalink

      Oi Renata,
      Sera sua primeira vez na Italia ou nao? Pq se for a primeira vez, um final de semana em Roma nao é muito “slow”….
      Eu nao sou muito boa pra indicar lugares romanticos em Roma, pq eu só vou pra la ou a trabalho, ou pra resolver alguma coisa especifica, entao fico em hoteis proximos aos meus afazeres e normalmente nada de especial…
      10 dias na Toscana vai ser bem legal! Dá pra aproveitar tudo muito slow e curtir cada cidadezinha… Eu acho que convem reservar tudo com antecedencia sim, senao os lugares mais legais, romanticos e economicos já estarao ocupados… Eu escolheria umas 2 ou 3 bases pra explorar a regiao sem ficar fazendo e desfazendo malas todos os dias, e procuraria variar as opcoes de hospedagem entre hotel em cidade de arte como Firenze e agriturismos.
      Espero ter ajudado um pouco. Se tiver outra duvida, é so perguntar.
      Bjs

      Reply
  • 03/06/2009 at 22:19
    Permalink

    Oi Luisa,

    Na verdade já conhecemos Roma, o que nao conhecemos é a Toscana.
    Reservei um hotel super charmoso em Florença http://www.johanna.it/struttura.php?file=johanna2_j2&leng=eng
    Mas ainda estou na dúvida sobre quais cidades chave no meio do caminho.
    Tem alguma que eu nao posso perder?
    Se tiver dicas de hotel seria otimo também.
    Mais uma vez obrigada,
    Bjs,

    Reply
    • 03/06/2009 at 22:45
      Permalink

      Oi Renata,
      Imaginei mesmo que vcs já conheciam Roma… 🙂
      O que eu acho legal de visitar perto de Roma é a Villa D’Este em Tivoli (vcs chegaram a passar por ali? Os jardins sao maravilhosos!)
      Já na Toscana, nao podem faltar as classicas, Siena, San Gimignano, Pienza… E de carro, vc vai sempre descobrir uma cidade encantadora depois de uma curva. Eu sempre me surpreendo quando vou pra lá.
      Com relaçao aos hoteis, normalmente eu nao escolho a cidade onde vou ficar, eu escolho o hotel que mais me agrada e que provavelmente sera um castelo medieval adaptado e perdido no meio de vinhedos, afastado das cidades. É super romantico! Procura por “agriturismo” que vc vai achar muitas opçoes legais que atendem as suas expectativas e bolso. Particularmente, acho a regiao de Chianti muito romantica pra montar uma base…
      Bjs

      Reply
  • 10/07/2009 at 06:25
    Permalink

    vou passar uma semana na Italia com meu noivo…..Roma…Firenze….Veneza em fevereiro.
    Que roupas devo levar?
    ps : meu noivo é italiano…eu nunca fui a Europa..não quero fazer feio né?
    Adorei o seu blog…inspirador!!!!!

    Reply
    • 13/07/2009 at 13:54
      Permalink

      Oi Patricia,
      Fevereiro ainda ta frio por aqui, entao blusas e casacos nao devem faltar.
      Pergunta pro noivo que tipo de programa vcs pretendem fazer… Se incluirem um restaurante mais elegante, ou algum teatro, um terninho jà resolve o problema. De qq modo, um belo par de tenis para caminhar o dia inteiro è item de primeira necessidade.
      Bjs

      Reply
  • 11/07/2009 at 03:03
    Permalink

    Você já viu o “Cúmulo do Pensamento”?
    preste atenção: Pedro pensando…. Eu penso que você pensa que estou pensando o que você pensou, a respeito do que eu pensava, antes mesmo de você pensar. João já em seu pensamento numa intuição pensou… Eu jamais iria pensar que você estivesse pensando o que eu pensei, mas penso apenas o que você jamais iria pensar, mesmo que supostamente você estivesse pensando o que eu poderia ter pensado…

    Reply
  • 11/07/2009 at 03:07
    Permalink

    E o PAI NOSSO DO ALUNO você já viu falar? aguarde… em breve: começa assim: “Professor nosso que estais zangado, equilibrado seja a vossa paciência, venha a nós o nosso dez, seja feita a vossa vontade, assim nas notas, como nas provas. O nosso dez de cada Mês nos dai hoje….” depois eu termino.

    Reply
  • 01/10/2009 at 22:18
    Permalink

    Booom as imageens são lindas mesmooo poorisso estudamos essa matéria em História

    bjkssss:keeelly

    Tomazina Parána

    Reply
  • 21/12/2009 at 21:46
    Permalink

    Olá,

    Eu e meu esposo vamos passar 06 dias em Roma no mês de fevereiro/2010.

    Estamos um tanto quanto perdidos na distribuição do nosso tempo na cidade, isso porque estamos pensando em passar 02 dias em Milão, e um dia, é claro, no Outlet Castel Romano.

    O que vc acha?

    Quais são os locais que não podemos deixar de visitar de jeito nenhum?

    Fico no aguardo de algumas dicas.

    Obrigada,

    Reply
    • 02/01/2010 at 20:13
      Permalink

      Oi Katherine
      Nao entendi, vc vai passar os 6 dias em Roma e mais 2 dias em Milao. Ou 4 dias em Roma + 2 dias em Milao?
      Qualquer que seja a possibilidade, eu acho 2 dias muito tempo pra Milao. Eu adoro a cidade mas nao tem nada pra fazer, turisticamente falando.
      Bjs

      Reply
  • 04/01/2010 at 13:14
    Permalink

    Oi Luisa, tudo bem?

    Obrigada pela sua resposta e feliz 2010 pra vc.

    Então, ao todo vamos ficar 06 dias em Roma. Já que não vale a pena ir para Milão, pensamos em ir para Ilha de Capri. Fazer um passeio bate e volta.

    Contudo, na cotação que fizemos em uma empresa de Roma, o valor é de 120 Euros/pessoa. Será que vale a pena? Isso porque estamos achando um pouco caro este passeio que é de apenas 01 dia.

    Outra coisa: vc conhece o outlet Castel Romano? Vale a pena nos deslocarmos até lá? Vc tem informações a respeito de transportes ou transfer para o outlet? Existem outros outlets em Roma?

    Fico no aguardo.

    Abraços,

    Katherine

    Reply
    • 07/01/2010 at 15:08
      Permalink

      Oi Katherine
      Feliz 2010 pra vc tb!!
      Nos fizemos um bate e volta para Capri por conta propria e usamos o barco de linha que sai do porto de Napoli e nao custou tudo isso. Roma è mais longe; faça as contas e veja quanto tempo vc vai gastar com deslocamentos e quanto tempo vc vai permanecer na ilha e tb o que esta incluido no passeio… Sò vc pode saber se vale a pena ou nao… Particularmente, eu nao faria esse bate e volta. Acho mais vantagem e menos cansativo gastar esse dia com um bate e volta a Tivoli para visitar a Villa d’Este. Mas essa è uma opiniao pessoal minha, baseada em gostos pessoais.
      Eu nao sou muito fa de outlets e nao conheco nenhum perto de Roma, mas nesse site vc encontra uma lista de todos os outlets da Italia: http://www.corriere.it/english/articoli/2004/04_Aprile/19/outlet.shtml
      Bjs

      Reply
  • 26/02/2010 at 07:40
    Permalink

    Oi Luisa, primeira vez aqui no seu blog que descobri por acaso e lendo essa matéria sobre Roma.
    Eu e minha esposa nos consideramos com muita sorte, visto que todo mundo odeia Roma em Agosto!
    Mas foi maravilhoso!
    Quase matei minha mulher de andar… fomos da Piazza di Spanha (não confundam com Scalinata di Spanha) onde estavamos hospedados até os Foruns, Coliseu, etc…
    Fomos muito bem tratados em todos os lugares, comemos muito bem em lugares baratinhos… foi show de bola…
    Me dá uma saudade danada de lá porque sei que não vi nada nos 3 dias inteiros que fiquei por lá, mas o gostinho ficou…
    E ficar sem fazer nada, na Scalinata di Spanha, vendo o movimento das pessoas, as charretes levando turistas e ouvir a diversidade cultural em diversas linguas bem proximo a voce… não tem preço…

    Excelente blog!

    Aliás… voce já foi na cidade de Cortina?

    Abraço

    Reply
    • 26/02/2010 at 19:48
      Permalink

      Oi Jef
      3 dias em Roma nao dà pra quase nada mesmo! Tem que voltar! 😉
      Roma è sempre Roma, linda em qq època do ano. O problema de agosto é que faz muito calor, tem muuuuito turista pelas ruas, muita fila, e os lugares frequentados por romanos estao fechados…
      Tenta voltar pra Roma num mes mais tranquilo como abril ou maio e depois me conta. 😉
      Bjs
      PS – Jà passei por Cortina, mas nao fiquei nem 2 horas, entao nao vale, nè?

      Reply
  • 29/07/2010 at 14:05
    Permalink

    Vou à Itália a primeira vez em Janeiro 2011. Serão 13 dias e gostaria da opinião (ou palpites, rs) de vocês sobre a divisão de dias por cidade. Planejo ficar 5 dias em Roma; 3 em Florença (Pisa, Siena, etc), 2 em Veneza, 3 em Milão (com direito a uma ida e volta Lugano). Muito puxado?

    Reply
    • 30/08/2010 at 23:13
      Permalink

      Oi Victor Luis
      Achei meio puxado sò a parte de Florença, mas por causa do “Pisa, Siena, etc…”. Leve em consideracao de que janeiro è inverno e os dias sao mais curtos e frios. Eu tiraria um dia de Milao e acrescentaria em Florença, pra ficar menos corrido.
      Bjs

      Reply
  • 08/12/2010 at 13:02
    Permalink

    Quanto ao primeiro comentario feito a ROMA-IT, acho que deveriam ser comprados guias turisticos para auxilio, mas, porém, não seria viavel ir a trabalho para Roma e depois querer que a cidade esteja te esperando linda e maravilhosa, que não vai estar

    Reply
  • 25/05/2011 at 05:49
    Permalink

    Ola, irei a Roma para um congresso médico no final de agosto e li o post sobre Roma no verão. Porém não terei outra oportunidade para ir, pode me dar alguma dica? Obrigado.
    Isabella

    Reply
    • 30/05/2011 at 20:44
      Permalink

      Oi Isabella
      Traga roupas leves, sapatos confortaveis pra caminhar bastante e um lenço para cobrir os ombros e outro pra fazer as vezes de saia. Vc nao vai conseguir entrar em nenhuma igreja se estiver com os ombros e joelhos de fora.
      Bjs

      Reply
  • 03/06/2011 at 16:13
    Permalink

    Roma em março dá pra fazer todos os passeios a pé? ou o frio impede de caminhar pela cidade? A paisagem ainda tá muito cinzenta e nublada nessa época do ano?

    Reply
    • 16/06/2011 at 09:43
      Permalink

      Se vc consegue passear por Curitiba a pè no inverno, Roma em março vai ser facil!
      Bjs

      Reply
  • 05/07/2011 at 22:39
    Permalink

    Oi Luisa. Eu e me esposo iremos a Roma no meio de setembro. Nesse período ainda é muito quente ? E o Roma Pass é válido (vale a pena)? Você já foi ao museu da Ferrari em Maranello ?

    Adorei seu blog, parabéns !

    Reply
    • 18/07/2011 at 11:04
      Permalink

      Nunca usei o Roma Pass, Simone, nao sei se vale a pena.
      Jà passei pelo museu da Ferrari em Maranello, mas nao entrei. Achei que nao valia a pena, pelo meu estilo de turismo, è claro!
      Bjs

      Reply
  • 05/01/2012 at 23:08
    Permalink

    Olá Luísa.
    Estive pesquisando algumas informações sobre o que fazer e como me deslocar em Roma, onde passarei alguns dias em breve, e me deparei com o seu blogue na Internet. Tenho seguido-o atentamente. Tenho, também, um blogue sobre viagens que criei faz pouco tempo. Gostaria, por isso, de adicionar o seu no meu blogroll. Dê uma conferida, se quiser, no meu: http://www.desportoviajar.wordpress.com .
    Obrigado,
    Bruno Cardoso

    Reply
    • 08/01/2012 at 12:12
      Permalink

      Oi Bruno,
      Vou curiosar seu blog! Seja bem vindo ao meu!
      Bjs

      Reply
  • 19/03/2012 at 02:00
    Permalink

    Ola Luisa,
    Viajo dia 25 /04 para a Italia. O que voce acha deste roteiro?
    Chegamos em Roma dia 26/04 cedo (07:15) . passamos apenas dia e embarcamos para Florenca as 17:45 para o inicio de nossa viagem pela Toscana.
    Dois dias em Florenca. Na saida alugamos um carro, vamos ate Portofino para conhecer aquele paraiso, no caminho ficamos um dia em Lucca , um dia em Portofino e depois seguimos ate nossa base (07 dias ) em Poggibonsi, colado em Siena. A partir deste ponto estou aceitando sugestoes para estes 07 dias soltos na Toscana.

    Obrigado , Raphael

    Reply
    • 21/03/2012 at 16:20
      Permalink

      Oi Raphael
      Faça exatamente isso: fique solto pela Toscana, saia descobrindo cidadezinhas charmoserrimas e escolha uma para chamar de sua!;)
      Bjs

      Reply
  • 18/07/2013 at 21:53
    Permalink

    luisa,td bem?
    Simplesmente me caiu como uma luva este post.
    tenho possibilidade de ir a roma no periodo de 26 de agosto a 2 de setembro.
    vc acha que o calor vai estar forte? fica incômodo fazer os passeios?
    no mês de setembro melhora? quem sabe com sorte consigo mudar as datas.
    me ajuda por favor!!!! espero sua resposta com muita ansiedade

    obrigada 🙂

    Reply
  • 06/03/2016 at 22:09
    Permalink

    Estive em Roma em julho, calor, mas eu gosto é de calor mesmo, como eu imaginava fiquei apaixonada por Roma, pois para se apaixonar por Roma, a pessoa precisa gostar de história, conheço pessoas que foram a Roma e disseram que viram só coisa velhas, essas pessoas deveriam ser proibidas de pisar na Europa de modo geral. Roma é linga, atraente, cada rua é uma história no tempo, os monumentos históricos faz a pessoa ter a certeza que tudo que se fala é verdade. As atrocidades acontecidas no Coliseu, não é invenção, é verdade. Se eu pudesse escolher onde morar, seria Roma.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *