Uma viagem ao Inferno

Numa de nossas viagens pela Toscana (adoro morar na Itália!!!), estávamos percorrendo o Val D’Elsa em busca de girassóis e de repente, no meio da estrada, vejo uma construção muito particular: um muro enorme, redondo e cheio de torres.

monteriggioni971

Curiosa como sempre, fui logo querendo saber o que era, né? O namorado explicou que eram os muros de Monterrigioni, uma cidadezinha medieval que inspirou Dante na descrição do Inferno na sua Divina Comédia. Os meus olhos se iluminaram na hora! Eu tinha diante de mim o Inferno de Dante:

però che, come in su la cerchia tonda
Monteriggioni di torre si corona,
così la proda che ‘l pozzo circonda
torregiavan di mezza la persona
li orribili gigante, cui minaccia
Giove del cielo ancora quando tona
(Inferno, Canto XXXI)

 (Nota: se o meu italiano arcaico tá bom, Dante, ao descrever o Inferno, comparou os muros e as torres de Monteriggioni com um poço rodeado de gigantes).

 Nem precisei dizer nada, o namorado deu meia volta e lá fomos nós visitar o Inferno!

Monteriggioni foi construida no inicio de 1200, pela então República de Siena, com escopo defensivo. Foi feito em forma circular, simplesmente para respeitar as característica do terreno e, para diminuir ainda mais seus pontos fracos, possui somente 2 portas e ao redor tinha um fosso cheio de carvão, que era incendiado quando os inimigos se aproximavam.

monteriggioni96

Os muros de Monteriggioni são tão poderosos que nunca ninguem conseguiu atravessá-los, a cidade só foi dominada por Firenze a custa de traição, sem nenhum combate.

Monteriggioni, num dia normal, é uma graciosa cidade medieval bem preservada com suas igrejas, afrescos, praças… Mas acontece que demos uma sorte danada e era dia da Festa Medieval de Monteriggioni, ocasião em que a cidade inteira volta no tempo.

monteriggioni95

Todos os habitantes se vestem como se estivessem na Idade Média, os restaurantes só servem comidas que existiam na Idade Média, as várias barraquinhas só vendem coisas que eram vendidas na Idade Média e produzidas conforme as técnicas e materiais existentes na Idade Média, fazem combates na praça, apresentação de musicas e trovadores medievais, com instrumentos da época e cunharam até moedas próprias para a festa.

monteriggioni1

É o máximo parar em cada barraquinha e ouvir o vendedor explicar a historia e como foram feitas as coisas que ele está vendendo. E tem de tudo, desde farinha moída na hora e papel recem-fabricado, até bonecas de pano e espadas para combate.

monteriggioni94

Os restaurantes são o máximo, nada de pratos, talheres e taças tradicionais, o vinho é bebido em copos de ceramica, e a maioria das coisas era pra ser comida com as mãos, embrulhadas em papel e mais nada. A noite é mágica, com luz de velas e tochas por toda a parte.

monteriggioni2

Pensaram em todos os detalhes e todo mundo está disponível, feliz e orgulhoso em poder te explicar como tudo funcionava na Idade Média.

Seguem algumas fotos, pra dar uma idéia de como é uma autêntica festa no Inferno:

monteriggioni6

Músico…

monterigioni91

Trovador…

monteriggioni81

Fabricando papel…

monteriggioni5

Artefatos de couro…

monteriggioni93

Temperos…

monteriggioni3

Cartomante ?!

monteriggioni921

A correspondência…

monteriggioni41

monteriggioni91

Serviços religiosos…

monteriggioni71

Combates…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 thoughts on “Uma viagem ao Inferno

  • 20/11/2008 at 02:10
    Permalink

    Luisa, e que sorte! Encontrar esse lugarzinho quando não se está procurando e ainda por cima no melhor dia!!! Adorei tudo! Você deve ter viajado no tempo…

    Beijos!

    Reply
  • 20/11/2008 at 02:34
    Permalink

    Luisa,
    Adorei esta história. Me lembrou muito aqueles filmes estilos scalibur… deve ter sido muito legal ter participado no presente o que muita gente viveu no passado.
    E aqueles quitutes apesar de medievais pareciam deliciosos…

    Beijos

    Reply
  • 20/11/2008 at 20:11
    Permalink

    E podia cartomante naquela época???
    Menina que coisa legal esses passeios que resultam em outros passeios, né?
    ADORO… morro de saudades de quando estava em Amsterdam por esse motivo… aqui na America do Norte a gente tem espaço, conforto, carrão e eletronicos, mas falta a cultura, historia e essas coisas… bjs

    Reply
  • 21/11/2008 at 12:07
    Permalink

    Luisa,
    Achei legal dos muros de Monterrigioni os artistas encenando o tema épico. Conhecer a história do lugar que se visita, como os vendedores explicaram e os artistas parecem encenando, ajuda a encantar e guardar ainda mais as lembranças que temos desses lugares.
    Mais uma vez muito bom o post! 😉
    Abraço,
    Thiago

    Reply
  • 26/11/2008 at 10:57
    Permalink

    Oi Camila,

    Foi sorte mesmo! Eu jà estava toda triste pq nao haviamos encontrado os girassois que procuravamos e eis que, pra compensar, surge Monteriggioni!

    Bjs

    PS – obrigada pela dica de transporte no Peru. Jà, jà vou no teu blog agradecer “pessoalmente”.

    Reply
  • 26/11/2008 at 10:58
    Permalink

    Oi Carol

    Cheguei à conclusao de que quitutes na Italia sao sempre maravilhosos, nao importa a época! Ou, de repente, sou eu que sou comilona…

    Bjs

    Reply
  • 26/11/2008 at 12:29
    Permalink

    Oi Mirella

    Eu tb achei bem estranho encontrar uma cartomante ali… Pensava que as bruxas iam todas parar na fogueira… Mas como nao sou nenhuma expert em historia e nem fui na tal cartomante por causa da fila enorme, acho que vou ficar sem saber… 🙂

    Todos os lugares com suas vantagens e desvantagens… Confesso que no comeco eu me desesperava com a falta de espaco e dessas comodidades americanas que eu tb tinha no Brasil, mas a facilidade para viajar que sò a Europa pode proporcionar, pra mim, compensa tudo!

    Bjs

    Reply
  • 26/11/2008 at 12:31
    Permalink

    Oi Thiago,

    O legal é que nao eram artistas, nao! Eram moradores da cidade que “encarnam” o personagem medieval durante essa festa.
    Muito interessante, mesmo!

    Bjs

    Reply
  • 26/11/2008 at 12:36
    Permalink

    NostroSito,

    Grazie mille.
    Vou ler com calma o blog de vcs, vi que passaram por muitos lugares que eu tb gostaria de visitar…

    Bjs

    Reply
  • 30/11/2008 at 18:33
    Permalink

    Seja sempre bem vinda!

    Pois é, já vi uma aprensentação assim, mas não foi aqui na Itália.

    Reply
  • 02/12/2008 at 13:36
    Permalink

    Nostro Sito,

    Obrigada! Jà linkei o blog de vcs! Super bom mesmo!

    Bjs

    Reply
  • 05/12/2008 at 08:22
    Permalink

    Olá Luisa
    Vc poderia me dizer em q época do ano vc foi? Tem algum site de info sobre as festas e as datas sobre esta cidade?
    Bjs

    Reply
  • 28/12/2008 at 03:04
    Permalink

    AAAhhh!Vc mora na Itália?Eu moro pertinho, em Lugano na Suíça.Conhece?Estou voltando p Brasile em fevereiro.Antes estou programando ir em Firenze, Venezia e Roma.Já tinha perguntado em alguma outra parte do blog, vc acha que Veneza no fim de janeiro dá p eu ir tranquila ou vou ter água pelos joelhos?
    Beijos!

    Reply
    • 09/01/2009 at 13:13
      Permalink

      Oi Luiza,
      Que delicia rodar pela Italia antes de voltar pro Brasil! Dou o maior apoio! Como já disse no teu outro comentário, eu sou suspeita pra falar de Veneza, pois pra mim, a cidade vale a pena até debaixo d’agua! É linda demais!
      Depois volta pra me contar como foi!
      Bjs e boa viagem!

      Reply
  • 26/01/2009 at 18:53
    Permalink

    Ola Luisa..

    que bacana isso! adoro quando acontecem essas coisas no meio da viagem que ficam marcadas. Muito boa a festa… não sei se vc mora na Italia, mas estamos com muitas duvidas aqui sobre a melhor epoca.

    Veneza fica ruim de visitar a partir de quando? Julho?
    Pensamos em fazer em 15,16 dias Roma , Florença , Toscana e Veneza.
    Nessa sequencia, deixando veneza por ultimo, pra nós parece ser mais interessante começar com Roma , mais cidade,tal.

    Se formos lá pelo dia 20 de Junho, pegaremos a Toscana a partir de 24/25 de junho e chegamos em Veneza dia 01 de Julho , pra fechar ai uns 2,3 dias.
    Vc comentou que quanod foi, 6/7 julho estava gostoso, camiseta e calca jeans. Imagino que estava um calorzinho tipico de Novembro auqi no Brasil, para colocar uma bermuda mas nada insuportavel é isso?
    Quando começa a ficar muito quente nessas regioes?
    Em relação a Veneza, vc acha que esses dias de Julho, comecinho vamos teralgum problema? Muito lotado? Dizem que dependendo da época Veneza cheira mal , vc ja ouviu algo a respeito?
    Outra opcao nossa seria ir em Maio, mas ai , provavelmente nao veremos os tais Girassois, mas muito gente recomenda irmos nessa epoca que é mais tranquila. Sabe se é frio em Maio?
    Obrigado pela ajuda. Se achar melhor me mande um email ou add no msn. Obrigado.

    Reply
    • 27/01/2009 at 11:36
      Permalink

      Oi Marcelo,
      Olha sò, a melhor època vai depender dos seus interesses… A melhor època pra mim, pode ser diferente da melhor època pra vc… Vou descrever um pouquinho como eu vejo a Itàlia nesses meses que vc falou e daì vc tira suas proprias conclusoes.
      Agosto è o mes mais quente e o mes de fèrias dos europeus. A Italia fica insuportavelmente quente e somente com turistas, pois os italianos tb estao de ferias e viajam pra longe. A maioria das coisas que estao abertas sao destinadas a turistas, o resto (inclusive os melhores restaurantes) fecha tudo!
      Maio e junho sao èpocas parecidas, temperatura agradavel, o turismo tà recomecando… (Lembrando que a Itàlia è sempre lotada! Nao espere ficar sozinho na frente da Fontana de Trevi ou em Veneza!)
      Se eu quisesse um romantico passeio a dois, visitando os principais pontos turisticos tranquilamente, frequentando restaurantes charmosos e escondidos, ecolheria maio sem duvida!
      Se o objetivo for, alèm de visitar os lugares, frequentar shows ou festas populares, junho/julho è o mais indicado… Tem tb os girassois, que em maio vc nao vai ver nem unzinho e em junho as chances aumentam consideravelmente.
      Maio e junho a temperatura costuma ser amena, talvez um ventinho mais fresco de noite e um sol mais forte durante o dia, mas nada que incomode muito. Roma, talvez, esteja mais quente, entao, se pra vc a temperatura è importante, acho que convèm visità-la primeiro.
      Acho que è isso!
      Depois volta pra me contar como foi a viagem!
      Bjs

      Reply
  • 26/01/2009 at 18:55
    Permalink

    Ah , e infelizmente nao vou pegar essa festa , ja vi lá no site que começa bem no dia 04 de Julho, mas ai teria que mudar minha viagem para pegar mais no meio de Julho ,e talvez fique inviavel.. Obrigado.

    Reply
  • 04/02/2009 at 11:33
    Permalink

    Que espetáculo de post! Obrigada!

    Reply
    • 04/02/2009 at 21:17
      Permalink

      Oi Flavia
      Fico feliz que vc tenha gostado!
      Eu é que agradeço a visita!
      Bjs

      Reply
  • Pingback: Marmore de Carrara « Arquivo de Viagens

  • 26/09/2010 at 15:45
    Permalink

    Que coisa mais linda!
    Estarei em Milao no inicio de outubro.
    Existe algum evento imperdivel por lá ou nos arredores ?
    Como esta a temp. nesta época?
    Bjs e parabéns pelo blog.

    Reply
    • 26/09/2010 at 16:36
      Permalink

      Oi Mar
      A maior parte dos eventos acontecem na primavera (maio/junho), alguns eventos interessantes em setembro (por causa da semana da moda) e em outubro jà nao existem mais tantas possibilidades.
      Depende tb o que vc chama de evento imperdivel… Uma opera ou um bale no teatro Scala è um evento imperdivel? Se for, no site do teatro tem algumas opçoes para outubro…
      A temperatura gira em torno dos 18°C… Nada que uma jaquetinha nao resolva.
      Bjs

      Reply
  • 25/11/2010 at 00:31
    Permalink

    olá luisa…..somos um casal que adoramos a gastronomia, meu marido cozinha, faz tem aula de culinaria com os amigos…adoramos vinho….e pretendemos ir à italia ano que vem e estamos querendo saber sobre os meses :
    final de maio-junho -setembro e outubro!
    gostaria de saber se no principio de setembro esta cheio e se chove.
    vamos fazer a viagem de carro pela toscana, saindo de roma! chegaremos por milao, iremos pra veneza e florença…
    aguardo anciosa suas dicas…um bjao, lu

    Reply
    • 29/11/2010 at 19:37
      Permalink

      Oi Luciana
      Maio e junho, na minha opiniao, è quando a Italia esta mais bonita, tudo florido, dias super compridos… se eu tivesse que escolher uma unica epoca do ano, seria essa.
      Inicio de setembro tb è uma boa epoca, as ferias acabaram, ainda tà calor… Em outubro as chances de chuva aumentam muito… Mas eu adoro as comidas do outono (funghi!) e tempinho mais frio pra tomar vinhos mais encorpados… Depende dos seus interesses com a viagem… 😉
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *