Vesúvio

 Eu não sei por que, mas de uns tempos pra cá, os vulcões têm me atraído… O ano passado o meu reveillon foi em Taormina, pertinho do Etna… Esse ano, as férias de final de ano foram em Nápoles, ao pé do Vesúvio…

Comecei a desconfiar… De repente meu namorado tá querendo me jogar num vulcão como dádiva a algum deus… Vai saber…

Mas estar perto de um vulcão me traz um misto de excitação e medo e o meu lado criança fala mais alto: “E aquela fumacinha que tá saindo lá?? E se o vulcão resolve entrar em erupção?? Ah… Certeza que não tem perigo?? Então a gente pode subir até o topo do vulcão??”

Foi assim com o Etna, (que infelizmente por causa da neve, não deu pra subir) e foi quase assim com o Vesúvio… Vou confessar: eu tive mais medo do Vesúvio!

Plenamente justificável!!! Quem não tem medo de um vulcão depois de visitar Pompéia e Ercolano e ver todas aquelas casas e pessoas que foram soterradas pela lava e, principalmente, depois de descobrir que a última erupção foi em 1944 e que o vulcão continua ativo?!

Mas a excitação venceu o medo e lá fomos nós!

Sinceramente eu achava que nós seríamos as únicas pessoas no Parque Nacional do Vesúvio, a estrada estava completamente vazia, o Observatório do Vesúvio idem… Nem o Parque tinha muita vida… lava por tudo, pouca vegetação…

Mas chegando quase ao topo, um aglomerado de carros, ônibus de turismo e filas na bilheteria! Uma bela estrutura turística que eu, sinceramente, não estava esperando encontrar: com direito a vendedor de souvenir e tudo! (Detalhe: todas as lembrancinhas eram feitas de lava…)

Antes de comprar as entradas, a moça do guichê foi logo avisando: “São uns 20 minutos de caminhada morro acima…” Pensei com meus botões: será que tem gente que vai até ali e volta por causa dessa caminhada??

vesuvio1.jpg

Logo no início da caminhada, tem um tiozinho bem simpático que oferece (gorjetas bem vindas) um cajado para auxiliar na subida. Adorei! Me senti uma peregrina!

vesuvio4.jpg

A minha subida demorou mais do que os 20 minutos anunciados… Eu parava a todo momento… Uma coisa é admirar o Vesúvio a partir de Napoli, outra coisa é admirar Napoli do alto do Vesúvio!! Um desbunde! Mesmo com a névoa!

vesuvio3.jpg

E eis a cratera! Como aquelas de desenho animado! Grande, redonda e, é claro, com uma fumacinha saindo das pedras… Fizeram um caminho que circunda toda ela, mas quando eu fui, tinha uma parte fechada “para manutenção”.

Lá de cima também dá pra avistar Pompéia e Ercolano… Vendo essas cidades pequenininhas lá embaixo e tão distantes, eu ficava imaginando a força que precisa ter uma erupção vulcânica para que a lava chegue até lá e o desespero das pessoas que foram surpreendidas com a erupção…

A descida de retorno foi bem mais fácil, só uma coisa me chamou a atenção: enquanto descíamos, cruzamos com umas italianas que subiam e diziam que estavam felizes com aquela subida porque ficariam com “bundas de brasileiras”…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 thoughts on “Vesúvio

  • 30/01/2008 at 02:02
    Permalink

    Quando fui para esses lados da Italia, nosso hotel ficava do outro lado de Napole (lá perto de Sorrento), mas a vista do quarto era para o Vesúvio… lindo! Quase inofencivo da janela… nós acabamos nem subindo no Vesúvio… uma pena.
    Mas subimos no Etna (E$ 23 por pessoa de bondinho… achei caro eheheh!).
    Estranho, eu tive mais medo do Etna, ainda mais depois de ver as lavas escorrendo lá da varanda de Taormina e quando íamos subindo de carro pelas estradinhas do Etna havia muitas lavas pelo caminho, casas destruídas e tudo mais… eu apavorei… não conseguia entender como as pessoas conseguiam morar tão próximo do vulcão, mesmo sabendo que poderiam perder tudo de uma hora para outra…
    Mas a região é tão linda!
    Ah… eu comprei uma lembrancinha de lava, mas também peguei várias no caminho para o Vesúvio eheheh…
    []s

    Reply
  • 30/01/2008 at 23:13
    Permalink

    Oi, Mi
    Frustração total não ter subido no Etna… Um dia quem sabe…
    Mas no Vesúvio me fiz a mesma pergunta: como aquele povo consegue morar tão perto de um vulcão ativo? E o que é pior, a maioria das casas próximas ao vulcão são “loteamentos abusivos”.
    A lembrancinha não pode faltar, né? Eu, pra variar, comprei um ímã de geladeira para a minha coleção… (Esse é o meu lado brega… A-D-O-R-O íma de geladeira!!!)

    Bjs

    Reply
  • 01/02/2008 at 14:38
    Permalink

    Nossa, que passeio legal!!! Também quero um vulcão para subir!!! 😀

    Fiquei curiosa: existe algum tipo de plano de evacuação caso o bichinho dê sinais de que está acordando?

    Abraços,
    Carla

    Reply
  • 02/02/2008 at 01:37
    Permalink

    Luisa,
    Você é muito corajosa ! Eu não tive a menor vontade ou melhor, coragem de subir o Etna. Vai saber se o bichinho entra em erupção, fora que eu via sempre a fumacinha saindo.

    A vista do Vesúvio é lindíssima mesmo.
    Sua subida me lembra Segesta, bem puxadinha 😉
    beijos,

    Reply
  • 02/02/2008 at 02:18
    Permalink

    Eu estive em Pompéia em outubro último e aquela cidade será a próxima a figurar no meu blog.

    Fou muito oportuno ter passado aqui e lido essa matéria pra enriquecer a minha.

    Reply
  • 03/02/2008 at 20:42
    Permalink

    oi Luísa,
    vc diz que “nos últimos tempos tem se sentido atraída pelos vulcões…” Pois eu, ao contrário, sempre tive um fascínio por este fenômeno. Tanto que quando fomos a Grécia eu fiz mais questão de ir a Santorini e ficar vários dias por por lá, atraída pela esplendorosa paisagem mediterânea e principalmente pelas escavações arqueológicas em Thira (Santorini) chamada Akorotiri. Santorini tem o formato de uma lua minguante devido a erupção de um vulcão, ocorrida por volta de 1.645 A.C.. O Braco atravessa literalmente a caldeira de um vulcão e de uma maneira que podemos ver claramente que a ilha é o que “sobrou” da erupção.

    Em Santorini eu subi morro acima para ver e apreciar o vulcão, mas qdo fomos ao Chile (tb levada pelos vulcões – lá existem 2.085, sendo que 55 ativos), eu me contentei em apreciar o vulcão Osorno das margens do Lago Llanquihue, que tem um por do sol inesquecível com o vulcão ao fundo. Eu até achei o vulcão Osorno muito mais bonito que qq outro que já vi de perto (ou mais ou menos perto).
    Espero mais desta viagem, beijos.

    Reply
  • 04/02/2008 at 00:10
    Permalink

    Ah! Esqueci de confessar, eu tb tenho meu lado brega: tenho uma super-coleção de imas de geladeira de todas as partes do mundo (apenas aquelas que eu já fui). É meu souvenir preferido, tb tenho uma coleção de minuaturas de pontos turísticos, como o coliseu, a Torre Eifel, a estátua da Liberdade, a torre de Pisa, as minuturas de casinhas de Olinda e assim vai…

    Reply
  • 04/02/2008 at 12:17
    Permalink

    Oi Carla,

    Sabe que eu não sei como funciona o tal plano de evacuação… Acredito que deva ter algum, mas como o Observatório estava fechado, não tive nenhuma informação a respeito…

    Bjs

    Reply
  • 04/02/2008 at 12:17
    Permalink

    Majô,

    Nem sou tão corajosa assim… eu sou é curiosa! Eu acabo fazendo as coisas movidas pela curiosidade, não pela coragem! 😳

    Bjs

    Reply
  • 04/02/2008 at 12:21
    Permalink

    Arnaldo,

    Eu vi no seu blog que Pompéia tá na fila dos posts… Vai ser ótimo conhecer a sua versão sobre lá! Você também esteve em Ercolano e em Torre
    Annunziata?

    Bjs

    Reply
  • 04/02/2008 at 12:29
    Permalink

    Oi, Elisa

    Nunca tinha me passado pela cabeça de visitar um vulcão… Sempre me pareceu uma coisa tão distante… Na Itália que me dei conta que não é tão distante assim, pelo contrário!

    Que vergonha, eu não conheço nem o Chile, nem as ilhas gregas… Ainda!!

    Sabe que eu tinha começado uma coleção de miniaturas de pontos turísticos, mas acabei ficando só com os ímas de geladeira mesmo… Também só tenho ímas dos lugares onde já fui e tive que comprar um painel de metal para colocar todos eles… 😳

    Bjs

    Reply
  • 05/02/2008 at 03:02
    Permalink

    Oi Luísa,
    não é vergonha nenhuma vc não ter visitado o Chile, mas eu estou absolutamente segura que é um destino encantador para as pessoas como vc e eu (já percebi que temos gostos similares sobre turismo). O país todo é lindo e tem regiões bem distintas uma das outras, as pessoas são encantadoras e é tudo muito organizado.
    Agora, um detalhe que eu te aconselho: vá com dias suficientes, eu conheço muitas pessoas que viajaram por poucos dias e não tiveram o mesmo impacto que eu, pois fiquei quase duas semanas e recomendo.
    Inclusive tem umas regiões para esquiar sensacionais, vai lá em Termas de Chilan, quer ainda tem o diferencial das águas mornas, por causa da proximidades com os vulcões.
    Bom carnaval.

    Reply
  • 05/02/2008 at 10:08
    Permalink

    Muito legal o post. Eu fui para Costa Amalfitana, passei no pé do vulcão mas não subi.

    Na próxima vez não deixo de fazer o passeio.

    Abs!

    Reply
  • 05/02/2008 at 12:35
    Permalink

    Oi, Elisa
    O Chile está na minha lista já faz algum tempo… eu só queria poder ir numa época legal para visitar as vinícolas (namorado sommelier…), por isso a gente vai sempre adiando…
    Um dia eu chego lá! Valeu pelas dicas!
    Bjs

    Reply
  • 05/02/2008 at 12:38
    Permalink

    Oi, Marcio

    Antes de ir para a Costa Amalfitana eu me atualizei no seu blog. Muito bom!

    E quanto ao Vesúvio, não deixe de ir mesmo! É um super passeio!

    Bjs

    Reply
  • 05/02/2008 at 15:17
    Permalink

    Oi Luísa,
    Eu não tinha “aquela” grande paixão pelos vinhos, como a maioria das pessoas que eu conheço, até eu ir Chile. Depois que fui e tive a oportunidade de ir as vinículas passei a apreciar tudo que é ligado a vinículas. Eu fui nas vinículas, apenas porque minha prima que estava tb nesta viagem fazia questão, mas depois que fui na primeira, amei e ai já eu quem fazia questão.
    Vale realmente a pena a visita as vinículas e tem uns mini-cursos (foi qdo eu aprendi a amar os vinhos), muito interessantes.
    Eu fui no “alto-verão” deles, no fim de janeiro e fiquei até o carnaval. Acho que para ir as vinículas é a melhor época e não é tão custoso quanto na Itália e França, mas tb não é a barganha da Argentina.
    Não deixe de ir!

    Eu gostaria muito de um post sobre a Costa Amalfitana, pois por duas vezes estive com passagens e reservas de hotel na mão e não fui, mas estou ainda pensando em ir este ano.
    Quando vim aqui no teu blog, a primeira vez, foi justamente para pesquisar sobre a Costa Amalfitana, mas nada encontrei e agora estou feliz pq vejo que pode ter um post a qq momento, verdade?!

    Reply
  • 05/02/2008 at 15:22
    Permalink

    Luísa,
    desculpa-me, eu escrevi rápido demais e tem alguns errinhos nos dois primeiros parágrafos. Tem um “NÃO” antes da palavra Chile que não deveria estar e tem a palávra vinícula repetida, mas agora não consigo corrigir.
    Na verdade não entendo nada de “BLOGS”, só faço ler e as vezes participar.
    É possível vc corrigir para mim? É que estou morrendo de pressa… Depois retorno para ler o post de Portugal, país que eu tb amei. Bjs

    Reply
  • 07/02/2008 at 11:24
    Permalink

    Oi, Elisa

    Nem se preocupe com os erros… Quando a gente digita rápido é assim mesmo… Vou tentar corrigi-los, se isso te faz mais feliz (Tenho que descobrir como se corrige, ainda não sei… 😳 )

    Eu já queria ter postado alguma coisa da Costa Amalfitana, um lugar que eu adoro! Mas ultimamente ando tão ocupada que estou meio relapsa com o blog… Mas com certeza, logo, logo escrevo alguma coisa!

    Bjs

    Reply
  • 10/07/2009 at 19:22
    Permalink

    Luisa,
    antes de tudo…a sua viagem de Lua de mel deve ter sido muito boa e nossa tão diferente! Adoro as suas viagens, você realmente vai pra tudo quanto é canto…a tal da curiosidade que nos faz querer conhecer tudo…sei como é hehehe
    Bom, vou finalmente pra Itália (quantas vezes já falei isso aqui hehehe) em setembro, mas só pra Roma, é uma pena, não poderemos nos conhecer…
    Enfim, queria tirar um dia para ir a Pompéia e surgiu a idéia de ir também no Vesúvio, queria te perguntar o que acha de fazer os dois em um dia e se vale a pena.
    Beijo

    Reply
    • 13/07/2009 at 14:17
      Permalink

      Oi CarlaZ
      Por pouco nao nos encontramos! Estarei em Roma em outubro, a trabalho!
      Bom, como vc pediu minha opiniao… Nao acho que vale a pena fazer os dois, nao! Pra ser sincera, eu acho essa ida de Roma a Pompeia muito cansativa, nao so fisicamente mas tb intelectualmente, e acrescentar o Vesuvio sò vai cansar mais ainda!
      Explico: em Roma vc vai ver ruina que nao acaba mais, dai vc vai pegar estrada pra ver mais ruina e debaixo de um sol escaldante. Chega um ponto em que eu, pelo menos, nao assimilo mais nada e acabo nao curtindo o lugar….
      E vc ainda quer ir pro Vesuvio pra caminhar mais ainda debaixo do mesmo sol escaldante?
      Se fosse a minha viagem, eu nao faria nem uma coisa nem outra… Deixaria a regiao reservada para quando fosse visitar Napoli ou a Costa Amalfitana.
      O “problema” da Italia è que è um pais inesgotavel! Tudo parece pertinho e facil, mas tem tanta coisa pra ver e fazer que a gente simplesmente nao da conta!
      Um bate-e-volta que eu acho legal a partir de Roma è a Villa d’Este em Tivoli ( http://www.villadestetivoli.info/ )… Super interessante e menos cansativo (e menos conhecido tb)
      Mas se vc quiser mesmo visitar Pompeia, vai preparada e divirta-se, mas deixa o Vesuvio pra proxima!
      Bjs

      Reply
  • 13/07/2009 at 23:33
    Permalink

    Ah que pena que não nos encontraremos…mas pode deixar que a Itália vem em primeiro, segundo e terceiro lugar na minha listinha então ainda terei outras viagens hehehe
    Sabe que você me respodeu exatamente a mesma coisa que o Riq…então acho que está mais que respondida a questão…
    A história de Pompéia começou quando eu era criança e vi um documentário e desde então cismei que iria lá…e aí depois que vi tudo mastigadinho no VnV vi que dava…
    Na verdade eu quero ir…mas vou resolver lá.
    Obrigadinha pela resposta
    Beijos

    Reply
    • 16/07/2009 at 12:19
      Permalink

      Oi CarlaZ,
      O Vesuvio fica como desculpa pra voltar pra Italia! 😉
      Depois conta como foi a viagem!
      Eu sou do time que tà aguardando o seu blog de viagens!
      Bjs

      Reply
  • 06/11/2009 at 13:00
    Permalink

    Luisa

    Tenho uma dúvida. Qual o ponto de partida mais fácil para ir até o parque nacional onde se encontra o Vesuvio? Napoli, Pompeya??

    Obrigada

    Patrícia

    Reply
    • 07/11/2009 at 15:52
      Permalink

      Oi Paty,
      Eu fui para o parque a partir de Napoli e estava de carro.
      Se vc estiver sem carro, acho que de Napoli seja mais facil, principalmente considerando que existem varias agencias de turismos que oferecem o passeio.
      Bjs

      Reply
  • 08/01/2010 at 14:00
    Permalink

    Vou ao Vesúvio em abril de 2011, e já imagino como deve ser a emoção.

    Medo não tenho, as lavas se transformam em rocha, Rocha sou eu.

    Mas falando sério, nunca vivi tal experiência, acho que essas coisas têm de serem vistas ao menos uma vez na vida.

    ROCHA

    Reply
    • 11/01/2010 at 10:54
      Permalink

      Concordo contigo, Rocha!
      Depois volta aqui pra contar como foi a viagem!
      Bjs

      Reply
  • 08/07/2010 at 15:28
    Permalink

    OLÁ MENINAS:
    Vcs tem idéia de quanto custa para entrar no parque nacional do Vesúvio? OU este ônibus de turismo. Consigo fazer a partir do meio dia uma visita ao vesúvio e depois conhecer Pompéia, até a tardinha?
    Fico no aguardo.
    Obrigada,
    Elisa

    Reply
    • 08/07/2010 at 18:55
      Permalink

      Oi Elisa
      Jà acho corrido visitar o vesuvio de manha e ir pra Pompeia a tarde, mas dà pra fazer…
      Visitar os dois depois do meio dia me parece loucura mesmo.
      Bjs

      Reply
  • 25/01/2011 at 22:14
    Permalink

    Olá,

    Estou pretendendo visitar o vesúvio em dezembro, queria saber se nesse periodo há condições de ir até o topo!

    Att.,

    Angela Miranda.

    Reply
    • 26/01/2011 at 13:02
      Permalink

      Oi Angela
      Eu fui ao Vesuvio no final do ano.
      Bjs

      Reply
  • 22/02/2011 at 23:45
    Permalink

    Olá,
    Entrei para pegar algumas dicas sobre o Vesúvio, pretendemos visitá-lo amanhã. O blog está ótimo, mas faltam os valores para entrar no parque….

    Reply
  • 05/09/2011 at 05:40
    Permalink

    Achei o que estava procurando! subir o Vesúvio =) porque essa minha história de ir até Pompéia é pura desculpinha pra conseguir subir o vulcão! Diga-me, você foi de carro? tem como ir se não estiver de carro? algum tour partindo de Pompéia ou Nápole? desculpa a enxurrada de pergutnas, é que me empolguei com a possibilidade! obrigada mais uma vez e um beijo.

    Reply
    • 25/09/2011 at 12:11
      Permalink

      OI Camila
      Eu fui de carro e foi bem tranquilo. O dificil do carro por ali è dirigir dentro da cidade de Napoli, as estradas e as cidades menores sao beeeeem mais tranquilas.
      Com certeza existem tours para o Vesuvio disponiveis em agencias de turismo em Napoli, mas como eu estava de carro, nem me preocupei em procura-las.
      Outra opçao, mais cara com certeza, è contratar com um taxista. Transporte publico nao chega ali nao.
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *