Vodka e caviar

Eis duas coisas que nunca consegui achar graça: vodka e caviar. A vodka eu sò dava conta de beber se viesse misturada com alguma outra coisa, tipo caipiroska, mas se posso escolher, prefiro a boa e velha cachaça na bebida.

Com o caviar eu tinha uma certa implicancia, pois ou era aquela coisa horrorosa de baixa qualidade que colocam aos montes em cima de torradas (quem nunca foi a uma festa de casamento “chique” com esses “canapés” de caviar, que atire a primeira pedra! ),  ou entao era de boa qualidade, em restaurantes decentes, mas vinha tao pouquinho, sò enfeitando alguns pratos, que nem dava pra sentir o gosto direito.

Na Russia eu estava curiosa para finalmente experimentar o verdadeiro caviar, mas ninguem tinha me avisado que o melhor acompanhamento para o caviar é a vodka! Pura! E eu que sempre achei que fosse champanhe… Resquicios das festas de casamentos…

A coisa mais facil de encontrar na Russia é caviar. Eles colocam caviar em tudo e custa pouco, se comparado com os preços da Italia e do Brasil. Jà que é assim, decidimos degustar nosso caviar com vodka em grande estilo e sem miseria no Caviar Bar do Grande Hotel Europe em Sao Petersburgo.

Como a gente nao entende absolutamente nada de caviar, pedimos o “menu degustaçao”, composto de 4 tigelinhas, cada uma com um tipo diferente de caviar: o vermelho de ovas de salmao (ainda que, teoricamente, caviar seria tao somente as ovas de esturjao, na Russia eles chamam de caviar as ovas de qualquer peixe) e os de ovas de esturjao beluga, ossetra e sevruga.

Segundo os experts do restaurante, o caviar é melhor apreciado em “blinis”, um tipo de panquequinha bem fina, em que se coloca também um pouco de ovo cozido triturado (gema e clara vem trituradas separadamente) e um pouco de sour cream. à mesa vem todo o kit para vc montar suas proprias panquecas, com os ingredientes que preferir, na quantidade desejada, conforme o gosto pessoal.

Eu nao botava fé, mas sabe que caviar é bom mesmo? Um sabor delicado e marcante que nao tem absolutamente nada a ver com as coisas horrorosas que eu havia comido até entao e que se passam por caviar.

Experimentando todas essas versoes do caviar, chegamos à conclusao de que se é pra comer caviar, tem que ir direto no beluga, o mais caro e o mais gostoso. Ou entao o negocio é o caviar vermelho, de salmao, que custa dez (!!) vezes menos que o beluga, tem muito sabor e vale o custo-beneficio!

O ossetra e o sevruga nao tem gosto de nada se comparados com o beluga, e, embora mais baratos, nao sao exatamente economicos. Nao vale a pena o binomio qualidade-preço e, na minha opiniao, é jogar dinheiro fora.

Para acompanhar, vodka é claro! No restaurante eles tinham uma “carta de vodkas” e pudemos experimentar quase todas as marcas disponiveis! Descobri que nao é que eu nao goste de vodka, eu gosto é de vodka boa! A Standard Imperia é deliciosa, nao parecia uma bebida com gradacao alcoolica de mais de 40° (mas embebeda como uma bebida com gradacao alcoolica de mais de 40°) e foi realmente o casamento perfeito com o caviar!

Adorei o verdadeiro caviar com a vodka, nunca mais digo que sao coisas sem graça! Mas nao posso me empolgar muito e tenho que me conformar com a ideia de que, com aquilo que custa, nao vou ver caviar de novo tao cedo… Pelo menos, garanti a minha garrafa de Standard Imperia, pra quando bater a saudade…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 thoughts on “Vodka e caviar

  • 07/10/2008 at 18:47
    Permalink

    Nossa do jeito que vc descreveu só tenho uma coisa a dizer…também quero!!!

    Reply
  • 07/10/2008 at 23:00
    Permalink

    Eu só conheço o dos casamentos mesmo e também nunca achei lá grande coisa…
    O verdadeiro deve ser bem melhor…e comê-lo no Grand Hotel Europe em Sao Petersburgo,melhor ainda… o pior é o acompanhamento…vodka para mim é impossível…será que dá com Coca-Cola?? 🙂

    Bjs

    Reply
  • 08/10/2008 at 00:02
    Permalink

    Afe… nem me lembra em restaurante Russo, da última vez que estive em um lá em Nova York com o pessoal do projeto, o pessoal bebeu tanta vodka e essas panquecas e mais tudo que existia no restaurante, que o gerente do nosso projeto voltou para casa carregado de tão bebado, ele (descendente de Italiano) resolveu competir com nosso “anfitrião”, um dos consultores Russo (da gema)… já viu, né?! E Russo bem bem… afe!
    Mas foi divertido, experimentei várias comidas Russas e segundo esse nosso amigo são bem autentica, mas sinceramente, não fui muito de caviar, acho que o gosto de peixe é muito forte… ou o caviar era falso ahahah
    Agora fiquei com vontade de provar esse aí! Mas tem que ser na Russia 🙂
    bjs

    Reply
  • 09/10/2008 at 10:35
    Permalink

    Margarida,

    Coca-cola?! Naaaao!! Se vodka nao é pra vc, faz uma cara meio “blasé” e pede uma agua… sem gas! Chiquérrima! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 09/10/2008 at 10:39
    Permalink

    Oi Mi

    Competir com russo na vodka é pedir pra ser carregado pra casa! 🙂 Eita povo que bebe!

    Acho que caviar sò vale a pena na Russia, mesmo… Quando vc for pra là, nao deixe de experimentar. Mas experimente aquele de verdade, nada de economias! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 09/10/2008 at 13:01
    Permalink

    Eu não gosto de caviar, mas depois desse post vou dizer que ainda não experimentei o verdadeiro caviar, esse é o problema :mrgreen:

    E vodka, bem…….. adoroooooo 😆

    Que combinação heim, eu teria que ir com alguém para ser carregada depois, hahaha… brincadeirinha 😀

    Reply
  • 10/10/2008 at 11:40
    Permalink

    Oi Patsy,

    Ou entao fica num dos quartos do hotel… 😉 é sò pedir pro garçon te jogar no elevador! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 20/01/2009 at 16:37
    Permalink

    Imperia realmente é de otro mundo.

    Reply
    • 21/01/2009 at 23:30
      Permalink

      E com caviar é melhor ainda, Yudi! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 06/08/2009 at 21:29
    Permalink

    Eu querro tbm … estou babando akii :S

    Reply
  • 10/04/2010 at 05:53
    Permalink

    Olha, faço de suas palavras as minhas “Descobri que nao é que eu nao goste de vodka, eu gosto é de vodka boa!”. Agora estou louca para expermentar esse caviar com vodka!!

    Reply
  • 12/12/2011 at 04:46
    Permalink

    Nossa fiquei com muitaaa vontade de experimentar 😀 adoro provar coisas novas!! E vodka? AMO DE PAIXÃO 😉
    Se um dia for a Rússia quero muito ir a esse restaurante
    Só uma curiosidade: qto que custou esse jantar?
    beijos

    Reply
    • 13/12/2011 at 10:50
      Permalink

      Oi Isabela
      Esse foi um dos jantares mais caros da minha vida. Foi o momento extravagancia da viagem!
      Se nao me falha a memoria, a conta ficou em torno de uns 500 euros para nòs dois!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *