Wieliczka

  A uns 15km de distância de Cracóvia, em uma cidadezinha chamada Wieliczka, encontra-se uma das mais antigas minas de sal do mundo. A mina teve seu início na Idade Média, por muitos séculos foi fonte de riqueza da Polônia e hoje é considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Com quase 300km de extensão e 300m de profundidade, é possível percorrer alguns de seus túneis salgados e conhecer um pouco da história da mineração de antigamente, além, é claro, de admirar as várias esculturas feitas no sal, como as estátuas do papa João Paulo II e de Copérnico, que a minha (in)habilidade fotográfica não conseguiu registrar de um modo mais ou menos decente.

Dentro da mina existe também um belo lago salgado, onde foi colocada uma iluminação especial que, ao som de Chopin, faz refletir imagens lindas. Mas o ponto alto da visita é uma igreja inteira subterrânea esculpida no sal: desde o piso até as decorações da parede e lustres… Tem até uma versão em sal da Última Ceia.

É um passeio maravilhoso e muito curioso, mas ainda bem que eu não tenho problemas com lugares fechados, pois o retorno à superfície é feito num elevador escuro e apertado, como nos velhos tempos da mina…

Existe também, pra quem se interessar, um centro de reabilitação e tratamento de doenças respiratórias e alérgicas dentro da mina. Dizem que o ar lá de dentro faz bem pra saúde…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 thoughts on “Wieliczka

  • 29/01/2010 at 19:04
    Permalink

    Luisa,

    Vou ser beeeeem sincero: achei uma perda de tempo essas minas.

    Devia ter ido à cidade onde o Papa nasceu ou ficado em Cracóvia vendo o corneteiro tocar lá em cima da torre… rs

    Mas tudo bem. Conhecer lugares novos é 99% da diversão, né?

    Abraços e boas viagens,

    Breno B.

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:18
      Permalink

      Oi Breno B
      Com relaçao a ficar mais tempo em Cracovia, eu atè concordo contigo, mas eu fui à cidade onde o Papa nasceu e achei que ali sim foi uma perda de tempo…
      Nao tem nada de interessante, è uma cidadezinha bem normalzinha que se aproveita da fama de seu filho mais ilustre e nada mais…
      Mas, como vc disse, conhecer lugares novos é 99% da diversao! 😉
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *