Yaroslavl

Em 2010 Yaroslavl completará 1000 anos da sua fundação e, talvez, antigamente, em seus áureos tempos, até fosse encantadora, mas atualmente não achei essa cidade grandes coisas… Hoje é um importante centro industrial e possui um centro histórico meio acabadinho, na minha opinião.

Eu acho que é pura implicância minha, mas Yaroslavl me estava antipática. Chegamos na cidade com um tempo feio, o que nao ajudou muito, o hotel também não era uma maravilha e ainda por cima tinha uma fulana grossa e de cara feia na recepção.

Só  pra sentir o nível da pessoa:  pedimos uma sugestão de restaurante para o jantar e ela mencionou um nome sem muita convicção e sem olhar pra nossa cara. A conversa continuou mais ou menos assim:

_ E vc conhece o Restaurante Actor, que consta no guia e está localizado em pleno centro da cidade?

– Nunca ouvi falar!

_ E esse restaurante que vc mencionou, precisa reservar?

_ Precisa. É só telefonar. (e nos deu um pedaço de papel com um número escrito).

_ E eles falam inglês?

_ Talvez…

E a conversa se encerrou ai. Resolvemos passear pela cidade e pensar na janta depois…

Yaroslavl é cheia de igrejas. Tem uma em cada esquina, lembranças do século XVII, quando a cidade era o maior centro artistico da época. Bom… pra quem mora na Itália, encontrar uma igreja em cada esquina não é bem uma novidade.

O “conjunto da obra”, por assim dizer, é interessante, mas depois de ver igrejas espetaculares em Moscou e Sergiev Posad, as de Yaroslavl, embora bonitas, não impressionam tanto e o Mosteiro da Transfiguração do Salvador, que guarda os monumentos mais antigos da cidade precisa urgente de uma revitalizada…

O passeio pelas margens do Volga parecia muito agradável, mas eu, definitivamente, nao estava num dia de sorte. Além do tempo nubladão e de uma chuva fina que caía de vez em quando, tinha um maldito karaokê infantil instalado em algum lugar por ali, que ecoava aos quatro ventos e repetidamente a versão russa do “passarinho quer dançar… tchu, tchu, tchu, tchu…”.

No fim das contas, a cidade tem lá seu charme e possui igrejas muito interessantes, mas não gostei de Yaroslavl e pronto! Deve ter sido algum problema de incompatibilidade cósmica…

Ah, acabamos jantando no restaurante Actor sugerido pelo guia mesmo… O restaurante que a recepcionista mau humorada sugeriu ficava exatamente do lado do karaokê…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Yaroslavl

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *